TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: "Tempos Modernos"

Dissertações: Resenha: "Tempos Modernos". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

É um longa - metragem de1936, norte americano, com uma duração de 1h33 min. (uma hora e trinta e três minutos),dirigido e interpretado por Charles Chaplin, assim como Paulette Goddard, Henry Bergman e Al Ernst Garcia.

É uma comédia, porém que retrata a sena dos estados unidos, pós-crise de 1929, quando a depressão atingi toda a sociedade norte-americana.

A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, é um funcionário de uma empresa especializada na linha de montagem, mecanização do trabalho.

Carlitos é um funcionário qualquer, que da o máximo de sim em suas funções para manter o seu trabalho (mesmo fazendo muitas coisas erradas no decorrer do filme), pois a crise levou muitas pessoas ao desemprego e a pobreza.

O filme focaliza a vida do personagem Carlitos na sociedade industrial, caracterizada pela produção no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho, trazendo um pouco a memória as ideias de Karl Marx. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o poder capitalista trata os seus trabalhadores apelas como objetos, os levando ao esgotamento e extraindo o máximo de si. Sufocando suas ideias e pensamentos, os levando a alienação.

Já na segunda parte o filme, podemos notas mais cenas que retratam a desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, ou seja, a desigualdade social. Retratando sempre as diferenças nas perspectivas e dificuldades da vida de cada grupo da sociedade daquela época. Mostrando qual o propósito da sociedade capitalista explorar o máximo os proletariado e operários, que eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que deixava-os muitas vezes estafados e neuróticos (em outras palavras, robotizados) em função das condições de trabalho e do aviltamento salarial estabelecido pelos empresários, e tua isso acontecia para beneficiar os ricos, ou seja, os burguesas da época. Cenas que Carlitos esta com sua namoradas refletem muito as dificuldades e desigualdade de ambos. Retrata a diferença em que os dois são tratados, comparado com os demais na sociedade.

Curiosidade: Inicialmente o lançamento do filme chegou a dar prejuízo, porém mais tarde tornou-se um clássico na história do cinema. Chegou a ser proibido na Alemanha de Hilter e na Itália de Mussolini por ser considerado "socialista".

Juntamente com O Garoto e O Grande Ditador, Tempos Modernos está entre os filmes mais conhecidos do ator e diretor Charles Chaplin, sendo considerado um marco na história do cinema e utilização como matéria didático para ensinar sobre momentos históricos.

- Mayara M.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com