TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Tempos Modernos

Ensaios: Resenha Tempos Modernos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO FILME

“TEMPOS MODERNOS”

O filme Tempos Modernos de 1936 do cineasta Charles Chaplin, aborda os principais motivos que mais tarde levariam Taylor a criar sua teoria da administração científica. O personagem de Chaplin realiza trabalhos repetitivos em sua jornada de trabalho, levando-o a realizar o mesmo movimento mesmo depois de finalizar suas funções e gerando uma falta de atenção, visto os desastres causados por ele na fábrica em que trabalha.

No filme, o trabalhador perde sua sanidade perante o stress de seu trabalho e as atividades corriqueiras de sua função, sendo necessário interná-lo em um hospital. Neste trecho, podemos perceber a ameaça à saúde do trabalhador com a ameaça constante que a vida impõe: poluição sonora, a cobrança do chefe perante seus empregados, o pouco tempo de descanso e as longas jornadas de trabalho.

Diante das confusões causadas na empresa, o trabalhador vai preso e é na cadeia onde ele encontra o que realmente é dele por direito após seu esforço no trabalho, ele encontra as necessidades já descritas por Maslow anteriormente em sua pirâmide: comida, segurança, abrigo e descanso, tal fato é facilmente percebido quando o delegado informa que Chaplin está livre, porém ele o indaga se não pode continuar um pouco na prisão, já que possui uma boa vida ali.

Logo ao sair da prisão, Chaplin já se depara com a correria diária do mundo desde aquela época. Acidentalmente, se envolve em uma manifestação dos empregados da fábrica onde trabalhava antes, onde podemos perceber o período antes da teoria da administração cientifica, onde eram frequentes as greves tendo em vista as longas e desgastantes jornadas de trabalho impostas aos trabalhadores.

Durante o filme, Chaplin sempre se vai para um novo emprego onde acaba sendo demitido devido as grandes confusões que causam nas empresas em que se apresenta para trabalhar. Ao encontrar-se com uma garota fugitiva da policia, Chaplin começa a conviver juntamente com ele, onde ambos sonham com uma vida de cidadãos normais, como qualquer trabalhador honesto até nos dias de hoje: o sonho de ter um lar, a casa própria e ter uma vida social.

O filme Tempos Modernos demorou cerca de 3 anos até ser finalizado. Observar-se que Chaplin nos exemplifica como a indústria daquela época importava-se apenas com o lucro exagerado, visando enriquecer os grandes donos. Esta crítica cinematográfica é estudada até hoje para exemplificar como o período anterior as teorias que hoje conhecemos, onde o trabalhador era um simples peão que poderia ser sacrificado a qualquer hora se a empresa fosse colocada em xeque. Embora hoje o conceito das empresas não tenha sido mudado e elas ainda procurem sempre o lucro, a valorização e ascensão de um funcionário dentro da empresa é incomparável com este período anterior. No filme, quando Chaplin termina seu turno fazendo o movimento que era sua função na empresa mesmo após soar seu descanso, é claro como o esforço repetitivo pode influenciar na saúde de um funcionário, que mais tarde estudados seriam chamadas de LER (Lesão por Esforço Repetitivo). As teorias são uma gama de informações onde a partir delas foram criadas e estudadas novas teorias, porém seus pilares são à base de qualquer empresa até hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com