TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Tempos Modernos

Trabalho Escolar: Resenha Tempos Modernos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

O filme Tempos Modernos, de Charlie Chaplin, é uma crítica ao modo capitalista, representado através da industrialização. O operário é tratado como se fosse um robô, submetido a longas jornadas de trabalho.

O personagem principal é um operário de uma grande indústria, onde desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. O stress causado pelo trabalho fez com que ele surtasse, pensando que deveria apertar tudo o que se parecesse com um parafuso. Ele acabou sendo demitido e logo depois internado em um sanatório. O tempo passou, e recuperado, saiu do hospital. Deparou-se com a correia diária, as confusões entre as pessoas, a antiga fábrica em que trabalhava fechada, e uma multidão nas ruas fazendo protestos.

Ao passar pela rua, viu um pano vermelho caindo de um caminhão. E balançando o pano na tentativa de devolvê-lo ao motorista, ele foi preso como líder do movimento comunista, já que a polícia confundiu o pano vermelho com uma bandeira. Depois de um tempo o operário é solto em agradecimento por ter ajudado a prender um traficante de drogas que tentava fugir da cadeia.

Logo em seguida ele conhece uma jovem que, vivendo na miséria, tem que roubar comida pra ela, para as irmãs e para o pai que está desempregado. Órfã de mãe, o pai dela morre durante uma manifestação, e as suas irmãs são internadas em um orfanato. Ela acaba fugindo pra não ser levada para o mesmo local e continua a roubar comida.

Numa dessas investidas, ela conhece o operário. Depois de roubar um pão de uma senhora, a polícia vai prendê-la, mas ele assume a autoria do assalto. Ele vai preso novamente, mas é liberado logo em seguida.

Quando vê a moça sendo presa, o operário arma um esquema para ser preso também. Eles são colocados no mesmo camburão, e durante um acidente, eles fogem e vão morar juntos.

O operário procura um emprego e consegue um como segurança de uma loja de departamento, mas logo e demitido por não conseguir evitar um assalto. Ele consegue um novo emprego em uma fabrica, consertando maquinas. Durante uma greve na fabrica, ele e preso novamente, agora por desacato a autoridade. Dias depois ele e liberado, e a jovem o espera do lado de fora da prisão, para irem para uma nova casa.

Eles conseguem emprego em um café. Ela como dançarina, e ele como cantor. E fazem o maior sucesso. No entanto, a polícia surge novamente, agora com uma ordem para levar a jovem para um orfanato. Os dois fogem novamente, e terão que começar tudo de novo.

Charles Chaplin conseguiu mostrar no filme como o mundo capitalista explorou e explora a população ate os dias atuais. Sem oferecer condições dignas de trabalho. Querem que as pessoas trabalhem como se fossem máquinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com