TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Vidas Secas

Por:   •  13/9/2018  •  Resenha  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo Vidas Secas

Graciliano Ramos

O Livro de Graciliano Ramos conta a história de uma família de retirantes nordestinos, formada pelo pai Fabiano, a mãe Sinhá Vitória, os filhos Menino mais novo e Menino mais velho e a cachorrinha Baleia, que tinha um papagaio como companheiro, mas que fora sacrificado um dia antes para alimentar a família. Eles encontram uma casa abandonada e se abrigam por la a espera que a seca passe.

Quando o período de seca finda o dono da terra reaparece e expulsa a família de Fabiano de lá, porém ele se oferece para trabalhar na terra. O patrão aceita e Fabiano recebe roupas e animais para começar a exercer sua função.

A vida era difícil, o patrão explorava Fabiano, cobrava mais juros em cima do que o matuto pegava na venda e no fim das contas, Fabiano só aumentava a sua divida. O agora vaqueiro, sentia-se um bicho: não de falar muito, admirava as outras pessoas e tentava imitar a fala dificil delas. Não gostava que seus filhos lhe questionasse, não sabia responde, para ele essas coisas de pensamento não levavam a nada, o cansavam.

Uma vez, pensando em ser menos explorado pelo patrão, Fabiano resolve fazer compras na cidade vizinha, com o pouco que lhe sobrara do pagamento, porém resolve tomar uma pinga na bodega do seu Inário e acaba entrando em um jogo de cartas a convite do soldado amarelo. Acabam perdendo e Fabiano sente-se mal pois não levaria os alimentos prometidos para sua casa e mais ainda pelo fato de quer inventar uma desculpa para sinhá Vitória e pensar era algo que o atormentava. Além disso, o soldado amarelo o provocava, não o deixava passar, mas mesmo assim ele aguentou os insultos até onde foi possivel, até que não se aguentou e acabou xingando a mãe do tal soldado, que chamou o destacamento e o levou preso, humilhando o matuto publicamente. Já preso, Fabiano começou a pensar que poderia bater no mirrado soldado, mas que preferiu ficar calado. Na cadeia, esbravejou, indagou e protestou por sua inocência e em meio a tudo isso, lembrou da familia como um peso que carregava.

Dentro do grupo familiar a esposa, Sinhá Vitória tem papel fundamental, mantem a união da familia e da apoio ao marido Fabiano, mesmo nos momentos mais complicados pelos quais os quatro personagens passam. A mulher sonha apenas em ter uma boa cama para dormir, como a de Seu Tomás da Bolandeira e das pessoas normais.

Sinhá Vitória ficava chateada com as comparações maldosas que o marido fazia, como quando ele falava que ela ficava ridicula com os sapatos de verniz. Nessas horas ela se irritava com a situação da familia e com o ronco do marido. Tinha medo da seca que agora estava distante, do futuro dos meninos, não queria que fossem vaqueiros.

As crianças são sonhadoras: o menino mais novo, chamado dessa forma mesmo pelo autor, tinha no pai seu herói e queria ser como ele quando crescesse. Ficava admirado com o trabalho do pai, em como domava a égua brava. Sonhava ser admirado pelo irmão e pela cachorra Baleia

O menino mais velho era questionador, curioso, atento a tudo, vivia perguntando aos pais, as coisas de pensamento eram constantes. Tinha um ocabulário restrito, mas gostava de indagar sobre as coisas, sobre estrelas, sobre o inferno. A cachorra baleia era sua única amiga.

O Autor descreve alguns momentos da familia, como quando se reuniam em volta do fogo durante o inverno para aplacar o inverno. Nesse momento o pai contava causos aos filhos, de histórias inventadas e que ele nunca tinha vivido. Os filhos se entretiam e Fabiano se tornava o herói dos pequenos.

Quando chovia a familia tinha certeza que a seca estava distante deles e a mãe mesmo assim se preocupava com uma possivel inundação que os fizesse voltar a estrada, a vida errante de antigamente.

Os passeios em familia eram raros, o autor descreve que o grupo foi passar o Natal numa festa da cidade, todos com suas melhores roupas, que por ser algo muito distante da realidade, fazia com que elas parecessem ridículas, ainda mais com aquelas roupas e sapatos apertados e com toda a distância da longa caminhada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com