TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Literatura

Pesquisas Acadêmicas: Resumo De Literatura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  2.895 Visualizações

Página 1 de 5

O romance regional

Coube ao romance regionalista, mais do que aos romances indianistas, histórico e urbano, a missão nacionalista que o romantismo se atribuiu de proporcionar ao país uma visão de si mesmo. O romance regional buscou compreender e valorizar as características étnicas, linguísticas, sociais e culturais que marcam as regiões do país e diferenciam umas das outras.

Sem apoio, o romance regionalista romântico teve de abrir sozinho seus próprios caminhos. Portanto, constituiu em nossa literatura uma experiência nova.

Os espaços nacionais que despertaram maior interesse entre os escritores românticos foram o Rio de Janeiro, e o das regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste, o espaço das capitais é descrito pelo romance urbano, enquanto os demais são retratados pelo romance regional.

Centro-Oeste: Visconde de Taunay.

O visconde de Taunay, era carioca, fez carreira militar e, com apenas 20 anos, chegou a participar da guerra do Paraguai. Ressalta-se em suas obras a capacidade do escritor de reproduzir com precisão aspectos visuais da paisagem sertaneja, especialmente da fauna e da flora da região. Foi autor de romances, como Inocência (1872), sua obra prima, e de livros sobre a guerra e o sertão, como Retirada da Laguna (1871).

Inocência é considerada a obra-prima não só de Taunay, mas também do romance regionalista de nosso Romantismo. Trata-se de uma história de amor impossível, que envolve Cirino, prático de farmácia que se autopromovera a médico, e Inocência, uma jovem do sertão de Mato Grosso, filha de Pereira, pequeno proprietário, representante típico da mentalidade vigente entre os habitantes daquela região.

Sul: O gaúcho, a alma pampa.

A obra O gaúcho, de José de Alencar, é a principal das realizações literárias do Romantismo que tomaram o Sul como tema. Ressalta-se nela os valores e os costumes sociais, as peculiaridades linguísticas, as características naturais e geográficas e o passado histórico.

O protagonista da obra é Manuel Canho (sobrinho de Bento Gonçalves), um típico gaúcho, com largo conhecimento da região e verdadeira paixão por seu cavalo, companheiro inseparável. Tem destaque o envolvimento sentimental de Canho com Catita, filha do dono de uma pousada.

Nordeste: o pretexto de Franklin Távora.

Franklin Távora (1842-1888) nasceu no Ceará e estudou Direito no Rio de Janeiro. Foi um dos mais polêmicos e radicais escritores regionalistas. Rebelou-se, por exemplo, contra a “literatura do Sul”, especialmente a de Alencar, seu conterrâneo, alegando que ele se deixava levar pelos modelos estrangeiros (referência aos romances urbanos) e que quando se dedicava a romances regionalistas, desconhecia a região retratada (referência a O gaúcho). Távora chama a atenção para a necessidade e a capacidade do Nordeste de criar sua própria literatura.

O cabeleira é uma obra crônica histórica na qual é personagem o famoso cangaceiro José Gomes, o Cabeleira, que, junto com dois malfeitores, Joaquim Gomes, seu pai, e Teodósio, aterrorizou as populações das cidades pernambucanas no século XVIII. A obra oscila entre ficção, relato histórico e exposição analítico-dissertativa.

O romance urbano

O romance romântico, em vez de tratar de temas antigos, relacionados aos gregos e aos romanos, retratava o dia a dia do leitor, pondo em discussão certos problemas e valores vividos pelo próprio público nas cidades. Por essa razão, o romance urbano é o mais lido desde o Romantismo até os dias de hoje.

No Brasil, na literatura romântica destacam-se A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, Memórias de sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e Lucíola e Senhora, de José de Alencar.

A Moreninha: a peripécia sentimental.

O primeiro romance brasileiro propriamente dito, depois de algumas tentativas malsucedidas no gênero, foi A Moreninha (1844), de Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882). Essa foi sua primeira obra e conferiu-lhe ampla popularidade, mantida com a publicação de outros romances.

Na obra Augusto apaixona-se pela moreninha Carolina, mas não pode realizar seus sentimentos, pois sete anos antes havia feito um juramento de fidelidade a uma menina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com