TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro - Emília no país da gramática

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  3.257 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]


TRABALHO SOBRE O LIVRO: Emília no País da Gramática

Toda manifestação textual que traga pelo menos 5 elementos fundamentais, a saber personagem, enredo, narrador, tempo e espaço, é considerada pertencente ao gênero narrativo.

Obras como romances, novelas, contos, parábolas, fábulas (apólogos), histórias ou lendas, são exemplos desse gênero realizado em prosa, utilizando-se de gestos, imagens e da própria fala. É por intermédio desses elementos que o leitor é situado.

“Emília no país da gramática” é uma fábula que Monteiro Lobato escreveu em 1934.

Baseando-se na leitura que você fez do livro acima citado e da pesquisa sobre os elementos fundamentais de um texto narrativo aponte:

Personagens: Personagens Principais- Emília, Pedrinho, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Quindim, Dona Benta e Tia Anastácia.

Personagens Secundários: Sons Orais (sílabas, pronomes, numerais, advérbios, verbos, adjetivos, substantivos, preposições, conjunções, interjeições)

Enredo: Pedrinho e Narizinho têm muita dificuldade em aprender a gramática normativa e sua Vó, Dona Benta tenta ensiná-los, porém não teve sucesso em sua tentativa e a boneca de pano, Emília tem a idéia de fazer um viajem ao país da gramática, onde eles tentariam aprender a gramática de uma forma mais lúdica.

Narrador: 3o Pessoa (se limita a contar a história sem participar nela)

Tempo: Tempo Psicológico (não tem data especifica)

Espaço: A maior parte da história se passa num país chamado gramática, onde tem cidades, bairros e vilas.

2 – Qual seria o objetivo de Monteiro Lobato ao criar essa narrativa, qual seria a mensagem da história? Qual seu ponto de vista sobre essa mensagem?

 Monteiro Lobato ao criar a narrativa Emília no país da gramática teve o intuito de mostrar que por mais difícil e complexa que seja a gramática normativa podemos aprende - lá de maneira prazerosa, de uma forma mais lúdica.

Por mais difícil que seja precisamos nos esforçar ao máximo, pois sempre terá outros métodos de aprendermos seja em uma sala de aula, ou em casa fazendo uma viajem imaginária ao incrível País da Gramática.

3 – Em Portugália, Emília e seus amigos deparam-se com os NEOLOGISMOS, denominadas no capítulo como “palavras novíssimas, recém-saídas da forma”, vistas como um “problema”, vejamos:

“(...) em matéria de palavras a muita mocidade é tão defeito como a muita velhice. (...) estes cá andam em prova.”

  1. Nos dias atuais, você acha que os neologismos são vistos da mesma maneira? Explique.

Atualmente os neologismos ainda são vistos como um problema, pois toda palavra nova na língua portuguesa causam uma certa estranheza, pelo fato de não conhece - lá.

  1. É possível impedir a invasão dos neologismos?

Não, pois as pessoas, principalmente os jovens estão constantemente criando palavras novas para facilitar sua comunicação com os demais.

  1. Baseando-se na leitura, por que surgem os neologismos?

Segundo o livro se não houver os neologismos, nossa língua não aumenta. As palavras envelhecerão e acabarão sendo esquecidas.

  1. Cite palavras, dentro de sua área técnica, que passaram a fazer parte da nossa Língua Portuguesa

Marketing, Networking, Commodity, Downsizing, Feedback.

4- De que maneira os assuntos como Gírias e Vícios de Linguagem são abordados no livro?

É abordado como palavras criadas e empregadas por gatunos e malandros, ou então por homens do mesmo ofício, pois só eles entendem o real significado e não significa nada para o resto do povo.

  1. Hoje em dia seriam vistos da mesma maneira? Justifique.

Não, pois atualmente as gírias são coisas mais normais, usada para melhor comunicação. Não são aceitas pelos estudiosos da  língua portuguesa, mas as vezes são usadas para enfatizar uma idéia na Literatura.

5- A SENHORA ETIMOLOGIA – O que significa a palavra Etimologia?

Etimologia é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem. Por outras palavras, é o estudo da composição dos vocábulos e das regras de sua evolução histórica

Baseando-se na sua resposta acima dê 3 exemplos do que se pede abaixo sobre a origem das palavras

Palavras de origem africana no nosso idioma

Bunda, caçamba, caçula, cafuné, capanga, cochilar, moleque, quilombo, quitanda, senzala, tanga, zumbi.

Palavras de origem indígena no nosso idioma

Capim, capoeira, capivara, Goiás, Jabuticaba, Caju, Maracujá, Pipoca, Mandioca, Abacaxi, Tamanduá, Urubu, Jararaca, Jibóia. 
Palavras de origem francesa no nosso idioma

Buffet, baguette, canapé, croissant, croquete, champignon, champagne, chantilly, garçom, menu, mousse.

6 – “Desde a época em que Monteiro Lobato escreveu EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA foram feitas algumas alterações na nomenclatura gramatical. Isso explica por que alguns termos por ele empregados nesta obra podem parecer desatualizados. ”

Encontre 5 dessas nomenclaturas “desatualizadas”, atualize-as de acordo com a nomenclatura correta e dê exemplos.

Exemplo de como fazer: As orações independentes, hoje são as orações coordenadas:  Orações coordenadas são orações que estão ligadas uma à outra apenas pelo sentido, sendo sintaticamente independentes. Ligam-se através de conjunções.

O aluno acordou cedo e começou a estudar.
Sentido individual de cada oração: O aluno acordou cedo. O aluno começou a estudar.

  • Adjetivos conjuntivos hoje são chamados de pronomes relativos.

 São pronomes relativos aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. Introduzem as orações subordinadas adjetivas, Ás vezes, o antecedente do pronome relativo não vem expresso.

  • Adjetivos demonstrativos hoje são chamados de pronomes demonstrativos.

Os pronomes demonstrativos são utilizados para explicitar a posição de certa palavra em relação a outras ou ao contexto. Essa relação pode ocorrer em termos de espaço, tempo ou discurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (184.5 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com