TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Budismo

Por:   •  21/7/2015  •  Seminário  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

O Budismo é uma religião e filosofia não-teísta, abrangendo uma variedade de tradições, crenças e práticas, baseadas nos ensinamentos atribuídos a Siddhartha Guatama, mais conhecido como Buda ("O Iluminado"). Buda viveu e desenvolveu seus ensinamentos no nordeste do subcontinente indiano, entre os séculos VI e IV a.C.

Difusão do budismo

Índia

 A partir do seu local de nascimento no nordeste indiano, o budismo espalhou-se para outras partes do norte e para o centro da Índia. durante o reinado do imperador mauria Asoka, que se converteu ao budismo e que governou uma área semelhante à da Índia contemporânea (com exceção do sul), essa religião consolidou-se.

Sri Lanka e Sudeste Asiático

A tradição cingalesa atribuía a introdução do budismo no Sri Lanka ao monge Mahinda, filho de Asoka, que teria chegado à ilha em meados do século III a.C., acompanhado por outros missionários. Esse grupo teria convertido o rei Devanampiya Tissa e grande parte da nobreza local.

Na Tailândia, o budismo lançou  raízes no século VII nos reinos de Dvaravati (no sul, na região de Bangkok) e de Harapunjaya (norte, na região de Lamphun) ambos reinos da etnia Mon.

A tradição atribui a introdução do budismo na China ao imperador Ming de Han (25-220 d.C.), o segundo imperador da dinastia Han do leste. Este imperador teve um sonho no qual viu um ser voador dourado, interpretado pelos seu conselheiros como uma visão do Buda.

Escrituras budistas teriam sido trazidas a china nas costas de cavalos brancos, por Dharmaraksa e Kasyapa Mãtanga, dois grandes monges indianos.

O budismo entrou na Coreia no século IV. Nesta altura, a Coreia não era um território unificado, encontrando-se dividida em três reinos rivais: o reino de Koguryo no norte, o reino de Paekche no sudoeste e o reino de Silla no sudeste. Estes três reinos reconheceriam o budismo como religião oficial, tendo sido o primeiro a fazê-lo Paehche (384), seguindo-se o Koruryo (392) e Silla (528). Em 668, o reino de Silla unificou a Coreia sob seu poder e o budismo conheceu uma era de desenvolvimento.

O budismo foi introduzido no Japão  em meados do século VI. Em 593, o principe Shotoku declarou-o como religião do Estado, mas o budismo foi até a Idade Média um movimento ligado a corte e a aristocracia sem larga adesão popular.

No Tibete, o budismo propagou-se em dois momentos diferentes. O rei Srong-brtsan-po influenciado pelas suas duas esposas budistas, decidiu mandar chamar ao Tibete monges indianos para ali difundirem a religião.

O Budismo seria reintroduzido no Tibete a partir do século XI, com ajuda do monge indiano Atisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com