TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da Obra "Maus A Historia de Um Sobrevivente"

Por:   •  3/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

Passado e presente de uma vida de rato.

“Maus – A história de um sobrevivente.”

Na obra “Maus – A história de um sobrevivente” Art Spiegelman, o filho de um polonês sobrevivente do holocausto, retrata em quadrinhos a vida de seu pai, Vladek, e sua mãe, Anja, sobrevivendo à perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial e as conseqüências que isso trouxe a toda a família. Spiegelman utiliza de antropomorfismo, transformando os judeus em ratos, nazistas em gatos, norte-americanos em cães e poloneses em porcos e enfatiza a desumanização da época, com o uso de desenhos realistas e que contrastam com a fantasia panglossiana de Wall Disney em Mickey Mouse.

Nesse livro o autor consegue exprimir a dor e a humilhação de tal período, trazendo um entendimento do mal causado e cria a sensação de vergonha do poder de crueldade da raça humana. Com o uso de narrativas no passado e no presente, conseguimos vivenciar as marcas psicológicas deixadas em todos os sobreviventes, que se passa por várias gerações e marcam a personalidade dos personagens, inclusive do próprio Artie. Outra característica que diferenciava a descendência dos personagens foi trazida nas falas, onde os judeus não conjugam verbos e usam somente artigos femininos.

Conseguimos perceber também por acontecimentos ao longo do livro a diferença no tratamento de classes, onde a população com maior poder financeiro resiste melhor às conseqüências da guerra, inclusive judeus que conseguem escapar por mais tempo dos campos de concentração, como é o caso de Vladek e Anja, que graças ao dinheiro da família abastarda de Anja conseguiram evitar o destino trágico de muitos judeus. O medo da ameaça comunista, fator considerável para a ascensão de Hitler no poder e seu grande apoio, também é exposto nos quadrinhos.

Portanto, esse relato quebrou o estereótipo das histórias em quadrinhos com heróis e finais felizes porém trouxe realmente História para os quadrinhos e expõe os horrores do Holocausto e como sobreviver aos campos de concentração vai muito mais além de sair deles vivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com