TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro o Empreendedor Viável

Por:   •  30/6/2016  •  Resenha  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo do Livro o Empreendedor Viável

Capitulo 1: Startups, Cultura e Mentoria

São diversas s definições atribuídas as companhias startups. O senso comum as enxerga por de modo simplista, como herdeiras das antigas empresas “pontocom” e, a maioria dos casos, não deixa de ter razão. Entretanto, a definição de startup está mais relacionada ao modelo de negócio e, como verificaremos ao longo do livro, à cultura de uma companhia ou organização.

Sob outra ótica, startups são vistas como uma nova geração de empreendedorismo da pequena e microempresa com potencial de escala, onde a mesma tem diversas definições mostradas ao longo da leitura, mas depois de muitas reflexões sobre o assunto os autores do livro chegaram a uma definição conceitual que definiria nossa startup:

“ Startup é um empreendimento resultante de um modelo de negócios inovador, escalável e flexível o suficiente para sofrer alterações durante o processo de desenvolvimento, lançamento e maturação do negócio, com grande investimento de capital humano e intelectual, equilibrando custos e resultados financeiros de modo a permitir o sucesso dos empreendedores. ”

As startups que deram certo hoje passaram por uma cansativa rotina, de pivots, que estão dividas em 6 estágios:

1-Descoberta: Confirmação de uma ideia realmente soluciona um problema relevante.

2-Validação: Verificação do interesse do público por essa solução.

3-Refinamento: Aprimoramento do modelo e das práticas de customer acquisiton.

4-Escala: Reprodução e multiplicação do modelo aprimorado.

5-Sustentabilidade: Manutenção do público da fase de escala e novos aprimoramentos.

6-Renovação: Descoberta de novos modelos e soluções.

A cultura acompanhará toda a evolução da empresa, e o empreendedor deve ter consciência de que estará sendo incessantemente observando como fundador e exemplo para a empresa. Cada nova contratação, feature, serviço, irá reforçar ou deteriorar o valor dessa cultura, o que não se aplica apenas a startups e pequenas empresas, mas a qualquer grupo econômico.

Companhias com forte cultura são mais hábeis em administrar e gerenciar as mudanças que inevitavelmente ocorrerão, ou que já estejam ocorrendo. Basta observar o legado que o empreendedor /fundador Steve Jobs deixou na apple.

A respeito dos investidores, startups que oferecem um potencial de cultura marcante e que geram engajamento tendem a receber somas mais consideráveis em rodadas de captação de recursos e pitches. Uma grande cultura minimiza os riscos inerentes os riscos inerentes à própria construção da startup e tal cultura é reflexo direto de uma série de fatores: backgroud dos fundadores e equipe inicial da startup, atributos de marca, lastro, plano de markenting e aquisição de clientes e presença na comunidade.

Na definição clássica, que pode ser encontrada em qualquer dicionário, um mentor é aquele que “aconselha, ensina ou guia”. Embora no contexto de empreendedorismo e startups essa figura passe a ter um caráter um pouco mais complexo, seu papel não foge em muito de tal definição.

Quando falamos em mentor, automaticamente nossos cérebros remetem à imagem do executivo mais velho e experiente, que no auge ou final de sua carreira pode conceder conselhos valiosos para que possamos construir nossos próprios carreiras uma espécie de apadrinhamento.

Porém, o conceito de mentor mudou muito nas últimas décadas com destaque para os últimos dez anos. Ainda que o atual estágio do empreendedorismo e o fenômeno das startup tenham modificado e aberto um pouco o perfil do “mentor ideal”, alguns mitos ainda prevalecem.

É bem verdade que a culpa não é apenas dos empreendedores. As organizações, de modo geral, tomam hoje a “mentoria” como a mera prática do aconselhamento. Scott Gerber, fundador do Young Entreprenear Coucil, possui uma interessante visão sobre essa má interpretação.

“Quando se trata de desempenhar o papel de mentor para a próxima geração de proprietários de negócios e fundadores de startups, líderes de organizações empreendedoras têm caído em enorme armadilha. Simplificamos um complexo termo- “mentoria” em um genérico sinônimo de oferecer aconselhamento à revelia”.

Gerber afirma que, se realmente queremos formar empreendedores e fornecer bases para o avanço de um forte empreendedorismo local e regional, devemos derrubar tal concepção, gerando mudanças em cinco frentes: Conectando aqueles que sabem aqueles que fazem; pensando globalmente; mas desenvolvendo mentores regionais; reconhecendo o valor das relações PEER-TO-PEER; personalizando pares, medindo resultados e elevando o acesso; começando desde cedo

Capitulo 2: Do Modelo ao Famigerado Plano de Negócios

Muito se fala hoje em dia em modelo de negócio. Exércitos de jovens empreendedores esboçam novos e revolucionários modelos de novas empresas, produtos, serviços e soluções, em busca de sócios, parceiros ou investidores para tirar suas ideias do lugar e transformá-las na próxima grande startup.

Entretanto, embora, para efeitos de concorrência em premiações de startup, concursos, pitches e eventos com investidores, o modelo e algum protótipo do produto e serviço pareçam ser suficientes, a carência de um plano ou estratégia transforma potenciais bons negócios em fiascos e cases atrapalhados de gestão e administração, uma vez que modelos são colocados em operação.

Um empreendedor viável é precavido e, como todo empresário que age desse modo, possui um mínimo planejamento em relação a seus próximos passos, assim como está minimamente preparado para reagir a falhas, imperfeições e mesmo mudanças completas de cenário durante a aplicação e desenvolvimento do modelo de negócio proposto.

As etapas de criação e desenvolvimento de modelos de negócio e empresas nascentes hoje são claras, mais empreendedores ainda esperam por seus badges – querem juntar apenas o maior número possível de medalhas, as quais acreditam ser a razão de se botar em prática um modelo idealizado.

Enquanto tivermos uma cultura na qual o empreendedorismo é apenas a opção mais “rápida” em contraposição a um emprego em uma multinacional, não caminharemos com tanta rapidez quanto sugere o script. Ressaltamos mais uma vez nosso conceito MVE você está realmente preparado para se tornar um empreendedor viável? Ou melhor, depois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com