TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo os Miseráveis- Victor Hugo

Por:   •  22/6/2017  •  Resenha  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  1.945 Visualizações

Página 1 de 5

A capacidade de transformação é bem visível no livro. De acordo até com o autor Victor Hugo, Jean Valjean é o herói da história. Os miseráveis mostra como uma pessoa pode mudar graças a ação da outra

Jean Valjean mesmo cumprindo pena por roubo de um pão que de fato foi roubar para sustentar a irmã e os sobrinhos, mudou de vida.

Depois de ser rejeitado de porta em porta, foi parar na porta do bispo que o recebeu. Depois de Jean ver os castiças de prata e os roubando, os polícias o capturaram e o levaram até o bispo a quem surpreendentemente disse que tinha dado as peças para ele. O bispo disse que estavam ok contanto que ele mudasse de vida.

Outro fato que mostra que o caráter dele mudou foi quando depois de assustar o garotinho, tentou devolver a moeda do garoto que achou no chão.

Depois do ocorrido da moeda de prata, Jean mudou de vida. Trocou de nome e virou Madeleine, ajudava a todos, doava e dava emprego com o dinheiro honesto que conseguiu. Ele salvou Fauchelevent de debaixo da carroça a quem depois deu um emprego como jardineiro que depois o ajudou muito quando mais uma vez estava fugingo, logo depois se tornou prefeito, nesse mesmo dia já criara suspeitas de sua indentidade ao inspetor de policia Javert.

Fantine sendo roubada e não sabendo pelos Thénardier, para sustentar sua filha Cosette acabou por fim de ser costureira demitida, culpando Madeleine para uma prostituta desdentada, que acabou atacando um homem. Na prisão Madeleine ouviu a história de Fantine e resolveu ajudar. Por fim Fantine morreu.

Javert achou um homem dizendo ser ele Jean o fugitivo, não sabendo ser na verdade Madeleine. Por ter mudado o caráter Madeleine resolveu se entregar e inocentar o homem acusado. Acabou sendo perseguido por Javert e preso nas galés. Passou-se como morto.

Mais tarde se passando por desconhecido foi retirar Cosette das mãos do casal ladrão, conseguiu pagando um valor muito caro. Notava ser perseguido por Javert ainda então Jean Valjean se escondeu num convento com Cosette onde conseguiu emprego por ser reconhecido pelo jardineiro, o Fauchelevent. Lá se esconderam por anos e Cosette pode estudar com as meninas.

A história conta depois de Marius, mas resumindo seu capítulo mostra que se apaixonou por uma jovem que sempre ia ao jardim de Luxemburgo com seu pai. Coincidentemente, Jean e Cosette.

Os Thénardier se passaram como os Jondrettes, se passando de pobres roubando sempre. Quiseram fazer um golpe num velho e uma jovem que sempre doavam para os outros, nesse mesmo caso era Jean e Cosette. Marius estava vendo o que aconteceu, e iria denunciar com o som do gatilho que por acaso foi dada a arma pelo inspetor Javert, mas não o fez por que o homem do casal vigarista tinha salvado seu pai na guerra de waterloo e devia favor. Jean Valjean sempre agora muito generoso caiu na cilada. Tudo virou quando Javert chegou e prendeu os vigaristas que mais tarde fugiram paras os esgotos. Jean escapou também porque relembrando ele também era perseguido.

Marius e Cosette se apaixonaram e queriam casar, o avô de Mariu não deu a permissão por orgulho pois antes já haviam discutido por lados opostos em relação a política Napoleonica.

Quando foi contar as noticias a Cosette não a encontrou, ela ia se mudar para Inglaterra. Ela e seu “pai” iriam continuar fugindo de Javert. Marius pensou “vou ir morrer lutando na guerra jã que não posso ter Cosette”. E foi para Barricada. Mandou uma carta se despedindo e contanto tudo para Cosette, Jean leu essa carta quando o filho dos vigaristas( menino joinha, que era ignorado pelos pais e depois morreu na guerra lutanto no lado de Marius) foi entregar, Jean surpreso foi reverter a historia, mostrando a capacidade de mudar um caráter, foi salvar Marius.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com