TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Romantismo na obra Os Miseráveis de Victor Hugo

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  10.353 Visualizações

Página 1 de 2

Os Miseráveis Vitor Hugo

No filme Vitor Hugo se expressa através do Romantismo, mas não do Romantismo de um simples amor entre dois seres, mas sim de uma realidade, mesmo ela sendo cruel, sofrida. Esse é o tema central de Os Miseráveis.É apresentado no filme a história de Jean Valjean, o homem que esteve preso por quase 20 anos por roubar um pão, sofreu muito por ser pobre e não ter oportunidades na vida, além de ser perseguido por Javert, um policial que tinha sentido do dever, algumas passagens importantes do filme são a morte de Gavroche nas barricadas, o resgate de Marius pelos esgotos de Paris.

O romance de Vitor Hugo era muito diferente dos que se tinham na época do século XIX.Ele construiu acontecimentos com tanta emoção, na forma da vida como ela é representada, na forma da vida coletiva realmente sem esconder a realidade.Mostrou denúncias das atrocidades do sistema na sociedade em relação ao povo mais pobre e bastardo. Os problemas de um povo sem expectativa nenhuma, as suas lutas e misérias, e a revolta que gera em todos que resultam em protestos através do início consciência do operariado do que está acontecendo e assim buscam melhorias de vida.

O ideal romântico parte da confiança do homem em enfrentar as injustiças e na sua capacidade de lutar pelas suas ideias, não importando se é mais pobre ou não tem o poder, enfrentar a fome a opressão para de alguma forma transformar a realidade na sociedade e de alguma forma superar todas as dificuldades. Os Miseráveis de Vitor Hugo apesar de ter um romance o foco é a experiências das pessoas na sociedade e do começo da tomada de consciência do operariado. Depois de anos, Os Miseráveis ainda é considerado atual comparado a realidade de hoje, um romance atual,presente na nossa sociedade onde há grande diferença de classes sociais e pessoas vivendo de forma degradante. Pegando um exemplo do filme os poderes de hoje ainda prendem e perseguem um homem que tenha fome e roube pão por ser pobre, já os ricos cometem crimes e nada acontece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com