TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução industrial: revolução ou evolução?

Por:   •  24/11/2015  •  Monografia  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]  Colégio Emilie de Villeneuve

                  Atividade de História

        

- Henrique Starck   -  18        

- Camila Palaia        -   08

SEGUNDO ERIC HOBSBAWN, A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FOI UMA REVOLUÇÃO OU UMA EVOLUÇÃO?

        Entendendo o conceito de Revolução Industrial como um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social em uma escala de tempo pequena. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. Estas novas formas de produção passaram a agricultura para um segundo plano, fazendo com que a mesma deixasse de ser a base da economia, uma vez que esse espaço deixado pela agricultura fora ocupado pelo trabalho de máquinas que facilitavam a acumulação de capital. A Revolução Industrial acabou por centralizar o processo de produção nas mãos de uma única pessoa, o patrão, que tinha por objetivo principal o lucro.

        Claramente o ‘’A ERA DAS REVOLUÇÕES’’ de Eric Hobsbawn define a revolução industrial como uma revolução. Segundo o Eric o começo de uma nova era se iniciou na Inglaterra, segundo pesquisadores mais velhos entre os anos 1760 a 1780, onde ‘’todos os índices estáticos relevantes deram uma guinada repentina’’. Ainda mais ele enfatiza em que 1830 a literatura a arte começaram a ser influencias pela mentalidade capitalista e ai ele deixa mais uma dica de que a revolução realmente ocorreu. Apenas em 40 a 50 anos aconteceu uma nova mudança de mentalidade delatada nos livros lançados na época de 1830 e em 1780 a mudança significativa da economia, mais produtos no mercado e serviços em geral. A utilização da expressão ‘’ explodiu’’ usado como um axioma ‘’ foram retirados os grilhões do poder produtivo das sociedades humanas, multiplicação rápida, constante e talvez ‘ ilimitada’  de mercadorias e serviços.’’ , percebemos também que a mudança brusca ocorreu quando o texto delata: ‘’ Lucro privado e o desenvolvimento econômico tinham sido aceitos como os supremos objetivos da politica governamental.’’

Eric deixa claro nesta frase seu ponto de vista: ‘’ chamar este processo de revolução industrial é lógico e está em conformidade com uma tradição bem estabelecida, embora tenha sido moda entre os historiadores conservadores - talvez devido a uma certa timidez face a conceitos incendiários - negar sua existência e substituí-la por termos banais como "evolução acelerada’’ também delata exatamente o seu ponto de vista nesta outra frase  “se a transformação rápida, fundamental e qualitativa que se deu por volta da década de 1780 não foi uma revolução, então a palavra não tem qualquer significado prático.”.

Claramente mais uma mudança social dita no texto é a divisão de classes sociais perante o poder aquisitivo, burguês e proletariado. Fala também de que as maiores mais revolucionarias e importantes criações para o acontecimento da ‘’ explosão ‘’ industrial e velocidade, foram a fiadeira automática e a maquina de vapor rotativa de James Watt.

Conforme o andamento do texto ele deixa de lado o assunto ‘’ revolução ‘’ e começa a mostrar pontos positivos desta nova forma de pensar e agir. A economia dos países que começaram a sua industrialização se fortificou e o estado mais agressivo, descreve o pioneirismo inglês e a implantação do capitalismo no mundo. Ele diz que a revolução industrial não teve ‘’ inicio’’ e ‘’ fim’’, pois a essência foi a de que a mudança revolucionária se tornou padrão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com