TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Romantismo Em Portugal, Principais Autores

Trabalho Escolar: Romantismo Em Portugal, Principais Autores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  5.180 Visualizações

Página 1 de 5

O Romantismo em Portugal

INTRODUÇÃO.

As novas ideologias políticas, econômicas e sociais, vieram intervir na sociedade do século XIII. A influência das revoluções francesa e industrial e do pensamento liberal se deu em todos os campos, e a própria literatura mostra essas influências. A liberdade sobrepuja as regras, a razão predomina sobre a emoção. Instaura-se um novo modo de expressão em toda a Europa e, conseqüentemente em Portugal.

O Romantismo, designa uma tendência geral da vida e da arte, um certo momento delimitado. O comportamento romântico caracteriza-se pelo sonho, pelo devaneio, por uma atitude emotiva, subjetiva, diante das coisas.. O Romantismo não conta, faz de conta, idealiza um universo melhor, defendendo a idéia da expressão do eu-lírico, onde prevalece o tom melancólico, falando de solidão e nostalgia.

Enfim, o ideal romântico, tenta colocar o universo que presenciamos, de forma subjetiva, sendo que a expressão do sentimentalismo não precisa obedecer a nenhuma regra, antes adorada pelos clássicos.

O PRIMEIRO MOMENTO DO ROMANTISMO.

• Entre os anos de 1825 e 1840.

• Bastante ligado ao Classicismo, contribui para a consolidação do liberalismo em Portugal.

• Os ideais românticos dessa geração estão embasados na pureza e Originalidade, Subjetivismo, Idealização da mulher,do amor e da natureza, Nacionalismo, Historicismo e Medievalismo.

Como toda tendência nova, o Romantismo não veio implantar-se totalmente nos primeiros momentos em Portugal. Inicialmente, buscava-se gradativamente, apagar os modelos clássicos que ainda permeavam o meio sócio-econômico. Os escritores dessa época, eram românticos em espírito, ideal e ação política e literária, mas ainda clássicos em muitos aspectos.

Almeida Garrett

Nasceu em 1799 em Porto. Faleceu em 1854 em Lisboa. Considerado o iniciador do romantismo. Dedicou-se também a literatura e ao jornalismo. Lutou contra absolutismo ao lado de Pedro I. Foi exilado duas vezes.Na poesia, assimilou os moldes clássicos e morreu sem tornar-se romântico autêntico, pois carecia do egocentrismo tão almejado pelos românticos, deixando sua fantasia no teatro e na prosa de ficção.

• Tendências: Nacionalismo e Ideologia Liberal.

• Obras:

o Poesia

 Camarões

 Dona Branca

 Lírica de João Máximo

 Flores com fruto

 Folhas caídas

o Prosa

 Viagens na minha terra

 O Arco de Sant'Ana

o Teatro

 Catão

 Mérope

 Um auto de Gil Vicente

 O alfageme de Santarém

 Frei Luís de Sousa

 D. Filipa de Vilhena

 Falar verdade a mentir

Alexandre Herculano.

Alexandre Herculano nasceu em 1810 e faleceu em 1877. Ficou conhecido por suas narrativas históricas. Lutou contra democratas (nome que se dava na altura aos defensores da "democracia de massas") e tornou-se defensor das idéias liberais conservadoras. Na ficção de Herculano, prevalece o caráter histórico dos enredos, voltados para a Idade Média, enfocando as origens de Portugal como nação. Além disso, ocorrem muitos temas de caráter religioso.

• Tendências: Medievalismo, Ficção e Nacionalismo.

• Obras:

o Historiografia

 História de Portugal

 História da origem e estabelecimento da inquisição em Portugal

o Polémicas

 Eu e o Clero

 Opúsculos

 Estudo sobre o casamento civil

 A voz do profeta

 A ciência arábica-acadêmica

o Poesia

 A semana Santa

 A voz

o Poema

 A Harpa do Crente

o Prosa

 Eurico, o Presbítero

 O Monge do Cister

 Lendas e Narrativas

 O Bobo

António Feliciano de Castilho

Castilho nasceu em 1800. Faleceu em 1875. Perdeu a visão quase completamente aos 6 anos. Contou com o apoio de seu irmão, Augusto Frederico de Castilho, que o incentivou a continuar a estudar.

A história de Castilho é a dum grande mal-entendido: graças à cegueira, que lhe dava um falso brilho de gênio à Milton, mais do que à sua poesia, alcançou injustamente ser venerado como mestre pelos românticos menores. Não obstante válida historicamente, sua poesia caiu em compreensível esquecimento.

Castilho, tem como principal papel traduzir poetas clássicos. Sua passagem pelo Romantismo é discreta, mesmo que tenha sido o provocador da Questão Coimbrã.

• Obras:

o

 Cartas de Eco a Narciso, 1821

 A Primavera, 1822

 Amor e Melancolia ou a Novíssima Heloísa, 1828

 A Noite do Castelo, 1836

 Os Ciúmes do Bardo, 1836

 Quadros Históricos de Portugal, 1838

 Escavações Poéticas, 1844

 Mil e Um Mistérios, 1845

 Crónica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com