TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais autores da Psicanálise

Artigo: Principais autores da Psicanálise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Artigo  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 5

Principais autores da Psicanálise.

Ao longo da nossa historia tivemos grandes nomes da psicanalise tradicional e que hoje

continuam sendo grandes ícones que nos direcionam para grandes descobertas.

Não poderiamos falar de psicanalise sem mencionar o pai da psicanalise Sigmund Freud,ele usava uma tecnica terapeutica, pois acreditava nas associaçoes livres,as resistencias dos sonhos e tambem nas transferencias do paciente, de como libertavam seus sentimentos antes reprimidos e assim permitia o paciente a ter um autoinsight e tambem a forma que o terapeuta interpretava.

Afirmou que a natureza humana nao é sempre racional e que nossas açoes podem ser motivadas por fatores nao acessiveis ao nosso consciente, sendo assim afirmado pelo nosso inconsciente dando muita importancia a infancia.

Freud desenvolveu dois campos de estudo , a teoria da mente e da conduta humana para ajudar pessoas psiquicamente afetadas, trabalhou com a hipnose ajudando pessoas com histeria, afirmou que a mente humana se subdivide em tres niveis : Consciente, Pré-Consciente e Incosciente , que sao divididos em tres entidades que formam a mente humana : o Id , Ego e o Superego e uma das suas obras mais conhecida foi : A Interpertaçao dos Sonhos.

Enfim foi um grande pesquisador na área médica, um dos primeiros usuario da cocaina para fins de estudos, mas seu uso era como um estimulante , um analgesico escreveu varios artigos falando sobre as funçoes antidepressivas na cocaina e no tratamento da neurose.

Agora vomos falar um pouco de Anna Freud, pois ela foi a lider da psicologia do ego Neofreudiana , Anna foi a unica que seguiu a carreira do pai Freud e tornou-se analista ela dedicou sua vida no desenvolvimento e aprimorou a teoria psicanalista e tambem se aplicou muito no tratamento de crianças emocionalmentes perturbadas , se dedicou muito para cuidar de seu pai ao longo de sua prolongada doença .

Ela deu enfase ao Ego na personalidade, nao rejeitou as forças do Id e restriçoes do Superego ela tambem foi a grande responsavel pelos mecanismos de defesa , assunto pelo qual ela estudou mais a fundo, foi voluntaria num lar de crianças carentes e orfãos judeus, decorrentes a primeira guerra mundial foi entao nesta epoca que ela e colegas ,dirigentes trocavam informaçoes eles trocavam experiencias sobre as crianças e a maioria delas com historico traumatico.

Cuidou dos filhos de uma amiga Doroty B. Uma psicanalista americana onde fundaram a primeira creche para crianças com problemas emocionais e tambem duas escolas experimentais ,a carreira de Anna fundamentou ao movimento neo-freudiano que quer dizer “Psicologia do Ego publicou ‘Introduçao Tecnca da Analise da Criança”,acreditava que a terapia no tratamento da criança deveria ser mantido dentro de uma dinamica pedagogica.

Tambem nos trouxe grandes contribuiçoes Melane Klein contribuiu para o desenvolvimento da tecnica da analise infantil e sua experiencia permitiu a ampliaçao do campo da clinica cinsideradas sem sucessos no tratamento em psicoticos ,autistas e neuroticos adultos.

Klein foi uma autora autodidata,onde uma de suas principais obras é “A psicanalise de Crianças”tambem revolucionou a pesquisa na pratica da psicologia ela observava clinicamente,escrevia e apresentava seus trabalhos em congressos não analisava so crianças neuroticas ou psicoticas mas tambem crianças saudaveis foi assim que ela descobriu formas de violencias associadas a sexualidade.

Seus primeiros textos falava da veracidade que estao presentes nos dinamismos oral,anal e fálico realizou conferencia sobre o desmame foi contra as ideias do livro de Anna Freud onde gerou um subgrupo Kleiniano na Sociedade Britanica de Psicanalise onde a mesma se tornou membro.

Na sua teoria existem tres pilares fundamentais na teoria Kleniana : Primeiro é que existe um mundo interno formado pelas percepçoes do mundo externo e colorido com ansiedades do mundo interno sendo assim as situaçoes, pessoas,objetos acabam tendo um colorido especial um exemplo é o primeiro objeto de relaçao da criança com o mundo externo é o seio materno. Em segundo , os bebes sentem logo quando nascem dois sentimentos basicos o amor e o odio é como se fosse um filme o preto e branco ou seja destinguir quando ela ama é como seio bom ou se ele odeia é como o seio ruim.

E com este desenvolvimento a criança percebe que o mesmo objeto o bom e o ruim, fazem parte da mesma pessoa .Klein viu um mundo lindo grandioso e cheio de fantasias, no brincar de uma criança , foi a fundo em seus estudos interpretando a ansiedade sobre o seios e outras partes do corpo , sobre o luto a inveja o odio que afetaram os nao Kleinianos.

Quando falamos da Psicanálise voltada ao tratamento de crianças não podemos deixar de mencionar Donald Winnicott, que defende a idéia de que a personalidade de uma pessoa é feita através de experiencias da infancia. Ele enfatizou a importancia de "brincar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com