TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Russia - apresentação

Por:   •  30/11/2016  •  Seminário  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

COLÉGIO NOVA CACHOEIRINHA

LARISSA ARAUJO SANTANA

RÚSSIA

SÃO PAULO

2015

Atividades – Páginas 175 e 176

  • Defina os termos ou conceitos a seguir:

Revolução Socialista de 1917: Revolução ocorrida no antigo Império russo através de sucessivos eventos políticos, que derrubou o governo absolutista do Czar Nicolau II, e criou a primeira república socialista no mundo.

União das Repúblicas Socialistas Soviéticas: A famosa URSS  foi fundada após a Revolução Socialista de 1917, e era composta por 14 países que eram pertencentes ao antigo Império russo.

Combinat: Parque Industrial instalado na URSS, próximo às fontes de matérias-primas e energia (carvão, ferro e manganês). Esses parques combinavam diversos tipos de indústrias complementares entre si, como aço e alumínio.

  • Resuma algumas das características econômicas e geopolíticas da Rússia após o fim da URSS.

Perestroika

 – Política iniciada em 1985, que visava a reestruturação econômica da URSS.

Rússia

- Com o fim da URSS  a situação econômica se agravou. Houve muito desemprego, redução de salários, colapso do sistema de saúde, aumento da taxa de mortalidade e apropriação de antigas empresas estatais.

- Após da crise, a Rússia começa a se recuperar no governo Putin, que levou o Estado a reassumir muitas funções que havia deixado na década de 1990. Com grande reservas minerais e indústrias de base, torna-se grande exportador (petróleo, gás natural, alumínio, aço).

- A Rússia de tornou o país mais poderoso da ex-URSS. É um dos maiores produtores mundiais de petróleo, com expressiva produção de carvão, cobre, ferro, bauxita e manganês. Moscou se destaca na produção industrial, e na Sibéria Ocidental há um grande combinat dos setores do aço, petroquímico e do alumínio.

- O domínio de Moscou é contestado em algumas regiões da ex-URSS, como na Chechênia, que reivindica independência. Isso tem criado tensão constantemente.

  • Explique a tensão existente entre a China e o Tibete e a nova postura adotada pelo Dalai Lama.

Existe uma tensão entre a China e o Tibete há muitos anos, envolvendo disputas de fronteiras. A partir de 1959, Dalai Lama mantém um governo no exílio e vem tentando a independência de seu país. Porém, com os investimentos financeiros que a China tem feito no Tibete, Dalai Lama estaria disposto a reconhecer a autoridade do governo chinês se a china preservar a cultura budista e garante ao Tibete o status de região autônoma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com