TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENA

Por:   •  11/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  6.704 Palavras (27 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 27

             SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI

TRABALHO NR – 15 E SEUS ANEXOS

PARANAGUÁ

2016

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENA

Trabalho NR – 15 e seus Anexos

[pic 1]

PARANAGUÁ

                                                                2016

Introdução

Mundialmente, o conceito é de que cabe as empresas resguardarem o conforto, a saúde física e mental de seus colaboradores e partindo deste conceito, os países definiram seu texto constitucional a respeito do regulamento por meio de diplomas legais que no Brasil foi regulamentada pela norma regulamentadora quinze. Veremos no decorrer deste trabalho que por muitas vezes paga-se o adicional de insalubridade pela falta de uma análise mais profunda do que podemos chamar de espírito da lei, por não se fazer um exame mais detalhado, pois o dever de se pagar o adicional de insalubridade está relacionado à existência de um ambiente insalubre associada à inexistência de medidas de controle eficazes que protejam a saúde do trabalhador. Com essa visão distorcida da lei provoca um aumento de custos operacionais para as empresas e não favorece em nada a saúde dos trabalhadores, de modo que os empresários e os profissionais de saúde e segurança do trabalho que assistem as empresas não perceberam os benefícios econômicos que podem ter se investirem na qualidade de vida dos seus trabalhadores aplicando os conceitos legais existentes a seu favor cumprindo na íntegra com os preceitos legislativos de saúde e segurança, bem como, reduzindo seus custos

Portanto, controlando a exposição dos trabalhadores aos agentes potencialmente insalubres isenta a empresa do pagamento do respectivo adicional, permitindo a empresa usufruir dos benefícios tributários que a lei disponibiliza para àquelas que eliminam ou neutralizam a insalubridade.

    Os adicionais de insalubridade e os custos decorrentes, estão associados ao não cumprimento da legislação trabalhista no país, e está representada pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho o dispositivo que os regulamenta está previsto no Capitulo V, dedicado à Segurança e Medicina do Trabalho, Seção XIII – Atividades Insalubres ou Perigosas (que não devem existir sem controle), por meio dos artigos abaixo, sumariamente comentados:

Art. 189, que define o que são atividades ou operações insalubres;

Art. 190, que fixa os critérios de caracterização da insalubridade;

Art. 191, que determina como a insalubridade pode ser eliminada ou neutralizada (situação de conformidade);

Art. 192, que delimita os percentuais de adicionais a serem aplicados (caso haja o não cumprimento da Legislação);

Art. 194, que marca com precisão quando o direito ao adicional pode cessar;

Art. 195, que especifica a quem cabe à caracterização técnica e legal da insalubridade;

Art. 200, regulamentado pela Portaria 3214, de 8 de junho de 1978, que aprovou as 28 (vinte e oito) NR´s – Normas Regulamentadoras do Capitulo V, Título II da CLT, relativo às questões de Segurança e Medicina do Trabalho. Atualmente, são 36 as Normas Regulamentadoras em vigor. Dentre essas Normas Regulamentadoras, são relevantes para análise da obrigatoriedade do pagamento da insalubridade a NR-9, a NR-7 e a NR-15, porque:

  • NR-9 estabelece que as empresas devem oferecer condições de trabalho salubres para seus empregados, mediante elaboração e implementação efetiva das ações de prevenção constantes do PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
  • NR-7 determina a necessidade das empresas comprovarem a higidez ocupacional de seus empregados e a eficácia das medidas de controle previstas no PPRA, mediante implementação de uma rotina médica de controle – o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
  • NR-15 Atividade e operações Insalubres – estabelece como devem ser as condições de trabalho para que sejam consideradas salubres.        

Abaixo os regulamentos de acordo com a Norma regulamentadora 15:

15.1.5, “Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.”.

O exercício de trabalho em condições de insalubridade será determinado e acordo com o salário mínimo da região, sendo:

40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo

20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio

10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo (itens:15.2;15.2.1; 15.2.3)

No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será apenas considerado o de grau mais elevado

A Prevenção é certamente a melhor forma de reduzir ou eliminar as possibilidades de ocorrerem problemas de segurança com o trabalhador a prevenção diminuindo o risco durante a realização do seu trabalho

A eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional deverá ocorrer:

  • Com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;
  • Com a utilização de equipamento de proteção individual

[pic 2]

FIGURA 01 : Equipamento de proteção individual

Cabe à autoridade regional competente em matéria de segurança e saúde do trabalhador, comprovada a insalubridade por laudo técnico de engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitado, fixar adicional devido aos empregados expostos à insalubridade quando impraticável sua eliminação ou neutralização.

15.4.1.2 A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de avaliação pericial por órgão competente, que comprove a inexistência de risco à saúde do trabalhador.

ANEXO Nº 1- LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE

Entende-se por Ruído Contínuo ou Intermitente, para os fins de aplicação de Limites de Tolerância, o ruído que não seja ruído de impacto Exemplo: barulho de uma serra elétrica; sirene

  Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis (dB) com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação "A" e circuito de resposta lenta (SLOW). As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com