TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude No Trabalho

Trabalho Universitário: Saude No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 6

Melhorias para o trabalho .

Introdução

A complexidade crescente no ambiente de trabalho tem exigido capacidade de adaptação dos empregados, com papéis exigindo maior flexibilidade e criatividade para superar os desafios que se apresentam. Ciclos de vida de produtos cada vez menores num mercado muito agressivo tem acarretado enormes pressões nos empregados, com efeitos colaterais na saúde, como estresse e doenças psicossomáticas. Pois a maioria das pessoas passa a maior parte do dia no local de trabalho, com isso visa-se a importância de se criar um ambiente agradável e prazeroso pois o clima desagradável compromete o rendimento de funcionários e a própria atividade da empresa á sociedade , mas para que isso seja possível é necessário investimento e dedicação da instituição . Nesta unidade abordaremos algumas temáticas no que se refere a melhorias no trabalho .

Texto trabalhado

Saúde no trabalho

De acordo com os médicos, o estresse é um distúrbio de ansiedade e atinge as pessoas geralmente por consequência do ritmo acelerado do mundo. Celulares tocando a qualquer hora, emails pipocando em sua tela, a conta que está para vencer, o prazo para entregar um trabalho, tudo somando ocasiona danos físicos e emocionais para o nosso corpo. Para que você consiga vencer as batalhas diárias no ambiente de trabalho com positivismo e equilíbrio, vai ai algumas dicas para melhorar o seu dia a dia, trazendo benefícios físicos e emocionais.

Oferecer ao funcionário Um bom plano de saúde oferecido pela empresa aos funcionários gera mais segurança e fidelidade. É um investimento que previne gastos com tratamentos, por exemplo. É melhor ter funcionários saudáveis e tê-los sempre presentes do que ter funcionários faltosos por questão de doença que poderia ter sido prevenida. Há empresas que optam pelo plano de saúde empresarial.

Para profissionais que trabalham muitas horas em frente ao computador, é interessante ter a hora do relaxamento, com exercícios físicos para evitar doenças nas articulações, algumas firmas até possuem salas especiais, com música para meditação, para realizar esses procedimentos e relaxar a tensão dos funcionários. Uma fisioterapeuta pode ser convidada para dar explicações e dicas para serem feitas diariamente nos intervalos a fim de prevenir lesões por repetições.

Atividades físicas no trabalho

Os impactos negativos do trabalho podem ocorrer em diversas esferas, tais como problemas físicos, psicológicos ou sociais. Mais diretamente, a prática de exercícios físicos gera benefícios físicos para o trabalhador. Os benefícios psicológicos (estresse, poder de concentração) ou sociais (espírito de equipe, confiança) também são bastante citados em estudos diversos, pois uma atividade física orientada, praticada durante o horário do expediente, visa benefícios pessoais no trabalho. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador. Benefícios para a empresa:

Diminuir os problemas de saúde no trabalhador é sinônimo de aumento de produtividade na empresa.

Essa afirmativa se verifica de diversas formas, mas os principais pontos notados são a diminuição na ocorrência de faltas ao trabalho por motivos médicos e também a diminuição dos acidentes de trabalho.

Portanto, se por um lado o fator de sofrimento humano é significativamente reduzido, por outro lado a empresa é beneficiada ao promover programas orientados de Ginástica Laboral.

Há estatísticas citando um retorno de 3 a 5 vezes sobre a verba aplicada por uma empresa em um programa de ginástica e hábitos de saúde, considerando faltas, encargos sociais e outros fatores relacionados à saúde, afetando a produtividade da empresa.

Benefícios físicos para o trabalhador:

Os benefícios dependem diretamente do tipo de trabalho realizado. A maioria dos exercícios tenta diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa física ou não.

Desse modo trabalhadores que utilizam de seus músculos para manejar instrumentos, ferramentas ou produtos podem ser beneficiados por um programa de atividades para trabalhadores braçais. Por exemplo, trabalhadores em uma linha de montagem de uma fábrica necessitam de exercícios específicos para os grupos musculares utilizados para que não ocorra lesão muscular por superutilização, similar, por exemplo, à lesão de um atleta ao final de uma competição extrema. Afinal, a jornada de trabalho pode durar até mais de 10 horas, às vezes...

Por outro lado, trabalhadores administrativos como digitadores, secretárias, atendentes, etc. são acometidos de problemas posturais, musculares ou visuais. Assim, um bom programa de atividades para trabalhadores administrativos ajudará a diminuir lesões por tais fatores.

Empresas que oferecem oportunidade de lazer aos funcionários

Tem se tornado cada vez mais comum empresas que buscam melhorar a qualidade de vida de seus funcionários , investindo em diversas áreas para que isso ocorra uma delas é o lazer encontramos mais frequentemente multinacionais com salas de descanso , ambientes para massagem , salas com jogos e entre outras. Destacamos algumas empresas que investiram nessa ideia de melhoria .

Empresa : CTA – continental Tobbacos Alliance, nela os funcionários, ao terminar o expediente, podem escolher entre voltar para casa ou desfrutar alguns momentos de recreação, pois há para eles um espaço – um clube dentro do próprio parque industrial. São seis piscinas, lago com pedalinhos, quadra de esportes, bosque com churrasqueiras, bar e salão de festas. A empresa também possui um creche para crianças até cinco anos de idade, oferece aulas de natação em piscinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com