TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sigmund Freud

Seminário: Sigmund Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Seminário  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema principal alguns teóricos da Psicologia que contribuíram com a História da Educação em Geral: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Semenovitch Vigotski. O tema escolhido partiu do interesse em compreendermos a história da educação brasileira, e o projeto teórico dos autores em relação à educação.

Sigmund Freud teve uma grande contribuição com a ciência do século XIX, com a psicanálise, ou seja, a contribuição de Freud foi de fundamental importância para o campo científico, pois ele buscava entender as doenças mentais e futuramente até o próprio homem, ou seja, área de conhecimento que abrangia o estudo do inconsciente humano. As contribuições de Freud trouxeram grandes soluções para o campo científico, e o entendimento do funcionamento biológico dos seres humanos.

O teórico Jean Piaget foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, ficou grandemente conhecimento por trabalhos realizados na área da inteligência infantil. O teórico dedicou grande parte de sua carreira profissional na interação com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Piaget teve seus estudos sempre relacionados com a área da Psicologia e da Pedagogia.

Já o teórico, médico, psicólogo francês Henri Wallon, foi o primeiro a levar não só o corpo da criança, mas também suas emoções para dentro da sala de aula, e proporcionava que as escolas dessem uma formação integral para seus alunos (afetiva, intelectual e social). Fundamentou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.

Por sua vez Lev Semenovitch Vygotsky, trouxe também uma grande contribuição para a Educação, pois foi o pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Vygostsky destaca-se por ter uma produção escrita vastíssima, marcada por um interesse temático diversificado e por uma formação interdisciplinar.

Vejamos agora em um discurso mais abrangente e descritivo um pouco mais da vida e obras desses grandes teóricos da Psicologia, e suas grandes contribuições para a educação que norteiam até os dias atuais, onde profissionais da educação procuram compreender relações dentro da sala de aula seguindo suas teorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com