TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As contribuições de Sigmund Freud

Pesquisas Acadêmicas: As contribuições de Sigmund Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.585 Palavras (11 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 11

As contribuições de Sigmund Freud

Sigmund Freud nasceu em Freibrg Tchecoslováquia no ano de 1856. Este grande nome da psicanálise foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana, ele iniciou os seus estudos pela utilização da hipnose como método de tratamento para pacientes com histeria.

Sigmund Freud recolheu de várias fontes os elementos com que compôs sua teoria e o fez principalmente a partir das descobertas do médico austríaco Josef Breuer e dos pensamentos do filosofo de Schopenhauer, com passar do tempo e da pratica clinica a teoria acabou a se chamar de psicanálise.

Freud escreveu um grande número de livros importantes, alguns foram: Psicologia da vida cotidiana, Todem e Tabu, A interpretação dos sonhos, Ego e o Id e muitos outros. Neles o “pai da psicanálise” (assim conhecido por ter inventado o termo psicanálise para seu método de tratar das doenças mentais).

As contribuições da psicanálise de Freud com a educação em geral se dão através do estudo do funcionamento do aparelho psíquico e dos processos mentais, onde ocorre à aprendizagem, também uma grande contribuição diz respeito à aprendizagem por identificação, pois mostra que através de modelos de pessoas que lhes foram significativos o ser humano motiva-se no sentido de equiparar a elas sua autoimagem.

A obra freudiana caracteriza por um claro determinismo psíquico, são abundantes sobressai à distinção entre o consciente, o pré-consciente e o inconsciente, fatores decisivos para compreender tanto os conflitos psíquicos como a ansiedade e os mecanismos de defesa.

A partir de sua teoria de interpretação dos sonhos, desta forma conseguiu curar muitas doenças mentais. Com esse método ele era capaz de desvendar os sentimentos “reprimidos”, ou seja, aqueles sentimentos que seus pacientes guardavam somente para si, após desvenda-los ele os estimulavam a colocarem esses sentimentos para fora.

A teoria de Freud também destaca a importância da relação entre professor-aluno, podem ser aplicadas ainda hoje na educação, é necessário que o professor saiba sintonizar-se emocionalmente com seus alunos, ainda temos uma educação que infelizmente trata os alunos iguais, usando metodologias que ignoram as diferenças, devemos mudar para que não tenhamos mais fracasso nas escolas.

Na educação Freud destacou a importância entre a relação do professor e os alunos alem disso dividiu em fases o desenvolvimento psíquico, o id funciona como o inconsciente, o ego o consciente e o superego funcionam como censurar ligadas as leis morais.

O desenvolvimento que Freud achava que era emocional era dividido em:

-Fase oral: criança coloca tudo na boca

-Fase anal: produção individual (fezes da criança)

-Fase fálica: descobrimos que o corpo de outra pessoa nos dá prazer.

-fase de latência: quando a criança esta em processo de aquisição de habilidades.

-fase genital: quando o individuo domina todas as suas pulsões parciais pela genitalidade seja com fins orgásticos, seja com fins de procriação.

Ele foi importante para os professores, para aprender em que fase da vida de cada o individua este preparado para receber informações e aprender conforme o seu emocional.

Em moral sexual civilizada, Freud (1908/1976) discorre sobre os efeitos da repreensão da pulsão sexual e as consequências para o sujeito, assim ele afirma claramente que a educação tem o papel fundamental na inibição do pensamento, pois a repressão sexualidade traz como resultado uma debilidade do mesmo.

Este trabalho sobre Sigmund visou apresentar o pensamento freudiano sobre a inibição intelectual e destacar a relação entre inibição, educação e sexualidade. Assim observamos que uma das contribuições da psicanálise para o campo educacional é um novo olhar sobre o problema da debilidade do pensamento, e a relação desta com o desenvolvimento da criança.

As contribuições de Jean Piaget

Jean Piaget é um dos mais importantes pesquisadores da educação e pedagogia, ele nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 9/8/1896 e morreu em 17/9/1980. Ele se especializou em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Ainda adolescente Piaget tornou-se internacionalmente conhecido através da publicação de vários artigos sobre espécies de moluscos, cuja evolução, indicada pelos fosseis era a chave e único indicador para a adaptação das camadas de rochas, em sua época.

O conceito de equilibrarão torna-se especialmente marcante na teoria de Piaget, pois ele representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano. Trata-se de um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual ocorrência para todos os indivíduos da espécie humana, mas que pode sofrer variações em função de conteúdos culturais do meio em que o individuo esta inserida. Nessa linha de raciocínio, o trabalho de Piaget leva em conta a atuação de 2 elementos básicos ao desenvolvimento humano: os fatores invariantes e os fatores variantes. Visto que no processo de interação podem ocorrer desajustes do meio que a adaptação se restabeleça. Essa busca do organismo por novas formas de adaptação envolvem dois mecanismo que apesar de distintos são indissociáveis e que se completam: a assimilação e a acomodação.

Piaget fez pesquisa sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e também com deficientes mentais, ele considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados por aquilo que o individuo consegue fazer melhor no decorrer das diversa faixas etárias do seu processo de desenvolvimento, são eles:

*1° período sensório-motor (0 a 2 anos)

*2º período pré-operatório (2 a 7 anos)

*3º período operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)

*4º período operações formais (11 ou 12 anos em diante)

Foi responsável por uma das maiores contribuições no campo da psicologia cientifica contemporânea, na área especifica do comportamento cognitivo.

Sua teoria pode ser classificada em duas áreas principais: a que procura explicar a formação da estrutura cognitiva, tema central em sua psicologia evolutiva, e a que se desenvolve em torno da epistemologia genética, ele também identificou que a constituição do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com