TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIGMUND FREUD

Ensaios: SIGMUND FREUD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 3

SIGMUND FREUD

O criador da psicanálise nasceu em 06/05/1856, em Freiberg, na atual Pribor (República Tcheca) e faleceu em 29/09/1939 em Londres (Reino Unido). Sua mãe Amália era a terceira esposa de Jacob, um modesto comerciante. A família mudou-se para Viena em 1860.

Em 1877, ele abreviou o seu nome de Sigismund Scholomo Freud para Sigmund Freud. Desde 1873 era um aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de Viena, onde gostava de pesquisar no laboratório de Neurofisiologia

Ao se formar em 1882 entrou no Hospital Geral de Viena onde trabalhou por seis meses como neurologista francês Jean Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipnose.

Escreveu um livro em parceria com Joseph Breurer chamado “Estudo sobre Histeria”, que descreve a teoria de que se o paciente conseguisse expressar suas emoções reprimidas, a histeria poderia desaparecer.

Desenvolveu uma das bases da técnica psicanalítica da livre associação.

Publicou em 1889 “A interpretação dos sonhos”. Em 1923 depois da morte de sua filha Sophie, vítima de gripe, publicou “o Ego e o Id”.

Teve seis filhos e a caçula Ana, tornou-se discípula, porta-voz do pai e uma eminente psicanalista.

FREUD E A EDUCAÇÃO

Freud investiga o surgimento das preocupações que a criança possui e para ele as primeiras investigações são sexuais e servem como meio de situar a criança no mundo. Defende que a dúvida destas estão ligadas aos pais. Suas preocupações estavam voltadas aos problemas clínicos e não especificadamente de educação. Seu principal objetivo era o de tratar neuroses, o que depois de muito trabalho, percebeu que podia apenas amenizá-los, livrando as pessoas dos sintomas.

Freud construiu a teoria do complexo de Édipo, que ocorre graças aos referenciais tirados dos laços com o pai e a mãe.

Ele ressalta a relação da sublimação da investigação sexual com o ver. É feita uma ponte entre a curiosidade intelectual, a curiosidade sexual e a fantasia da cena primária.

Para ele a criança não tem um desenvolvimento sequencial e que as fases de desenvolvimento ocorrem aproximadamente na mesma idade em todas as crianças. É como se o desenvolver biológico comandasse o psicológico.

Segundo Freud ainda que haja determinantes que levem a criança a desejar aprender, ela precisa de alguém que intermedie o aprendizado, e este alguém é o professor. A relação professor-aluno apresenta o que se pode chamar de transferência. O termo transferência foi usado pela primeira vez por Freud na obra “A interpretação dos sonhos” de 1900.Segundo ele situações marcantes do dia eram transferidas ao sonho e nele se modificavam. Dessa forma o aluno seria capaz de realizar a mesma transferência para o professor e tudo isto inconscientemente. Muitas vezes um aluno toma decisões em sua vida baseado na de seu mestre. O professor só tem consciência se estiver atento a toda construção do desejo. As crianças são muito curiosas e em consequência disso são investigativas. Isso é muito importante na educação que deve desenvolvê-la.

A psicanálise na educação constitui um grande desafio. A educação também enfrenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com