TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinopse Do Filme "Desmundo" E Sua Relação Com As Aulasde Cultura.

Exames: Sinopse Do Filme "Desmundo" E Sua Relação Com As Aulasde Cultura.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  1.024 Visualizações

Página 1 de 2

A relação entre “Desmundo” e as aulas.

“Desmundo” é uma obra cinematográfica que visa mostrar as peculiaridades da convivência entre navegadores, Índios e mulheres durante a época da colonização. Este filme estabelece uma relação estreita com o conteúdo apresentado durante as aulas, mostrando as áreas e culturas e outros temas como o desenraizamento cultural. Algumas mostram condutas e costumes que hoje são considerados não tão certos quanto naquele tempo, por estarem ligados às culturas e contexto daqueles povos e daquela época.

O filme conta a história de uma Órfã, que residia em um convento em Portugal, que é enviada em um navio junto de outras freiras para servirem de esposas aos navegadores e aos habitantes que residiam no Brasil. Neste ponto já se apresentam ideias ligadas a uma cultura erudita, a cultura da Igreja Católica na época, que dessa maneira, procurava evitar a relação sexual entre homens e mulheres da mesma família, pois além de ser considerado errado pela religião, isso causava deficiências físicas aos que nasciam deste ato sexual.

Mesmo depois de alguma confusão e sem querer se casar a jovem ainda é obrigada a se casar com um dono de terras e escravos Índios. Uma situação que se torna clara, é que para os homens e mulheres daquela época era tradicional casar-se sem interesse amoroso e aceitar que as mulheres eram submissas aos homens até mesmo em seus desejos sexuais. No desenrolar da história, o filme revela que a igreja católica e os donos de terras da região mantinham uma briga, pois a igreja queria catequizar os pequenos Índios, implantando seus conceitos e retirando a cultura indígena dos jovens – uma forma de desenraizamento - e os donos de terras queriam mantê-los para que fossem escravizados.

Uma cena em especial mostra o desenraizamento da cultura indígena pelos católicos, que é quando um padre entra numa sala em que duas Índias trabalham nuas - de acordo com sua cultura – e quando o padre adentra o local, as índias vestem-se novamente ou “cobrem suas vergonhas”; Conceito este de vergonha estabelecido pela igreja católica sobre a cultura indígena.

Outro ponto importante é abordado quando a jovem freira foge da casa de seu marido para pedir ajuda à um homem, e neste momento o filme mostra que não só os índios, mas também os judeus eram “convertidos” ao catolicismo e depois de rebatizados na igreja católica, esses judeus eram conhecidos como “novos cristãos”.

Concluindo, o filme “Desmundo” Ilustra situações apresentadas nas aulas referentes à cultura e suas vertentes, seja cultura erudita, popular ou folclórica e acaba por mostrar, principalmente, o desenraizamento que houve com as culturas presentes naquele tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com