TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Por:   •  5/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

WILLYAN ROBERTO DE OLIVEIRA RA: 74002

GRAZIELLE BÉTTEGA RA: 82527

VINICIUS LIRA DE AQUINO RA:82721

LUCAS GUSTAVO DE OLIVEIRA NERIS RA: 83380

FERNANDO NEVES DOS SANTOS RA: 84712

EDUARDO SILVA SANTOS DE JESUS RA: 84058

S.O – SISTEMAS OPERACIONAIS

 GTI 1º SEMESTRE

GRUPO 7

Carapicuíba – SP

  2015


Nas primeiras aulas de S.O ('sistemas operacionais’) aprendemos os primeiros fundamentos da matéria. O que é sistema operacional? Como funciona? aprendemos também a gerenciar os componentes do hardware através do sistema operacional e discutimos sobre os tipos de sistemas operacionais existentes e suas versões.

Nas aulas de sistemas operacionais, discutimos, sobre o que seria esse sistema operacional? o professor explicou para nós que, seria a camada de software que opera entre o hardware e o software voltados ao usuário final. Aprendemos que , o S.O é responsável por gerenciar o hardware, onde no mesmo estão inclusos periféricos de entrada como por exemplo: Microfone, Teclado, Mouse, Scanner, Web Cam, Touchpad, também periféricos de saída, como por exemplo: Monitor, Caixas de Som, Impressora, outros componentes que o sistema operacional e responsável por gerenciar através do hardware é a CPU - (Central Processing Unit) - que é o processador, o Disco Rígido e a Memória. Na parte de softwares o S.O é responsável por gerenciar programas e aplicativos.

Conversamos sobre os tipos de sistemas operacionais, Windows, Linux, Android, Mac, Solaris e suas respectivas versões como por exemplo: Windows XP, Windows 7, Windows 8, Kubuntu, Ubuntu, Android 2.3.3, Android 4.4.2, Lion, Machiost, Oracle; O professor explicou que, nesses sistemas operacionais estão sempre acontecendo mudanças, e sempre surgirão novos S.O para substituir esses antigos.

Entendemos sobre o funcionamento de um processo, que representam tarefas em execução no sistema operacional.

Aprendemos sobre algumas definições referentes a matéria de S.O , que seriam Batch – Lote (era um processo onde todos os programas a executar eram colocados em fila), Rede (seria uma estrutura de compartilhamento de recursos para vários computadores), Distribuído (os recursos de cada máquina estão disponíveis globalmente de forma transparente aos usuários) , Multi – Usuário (seria o todos os sistemas operacionais atuais), Desktop (área de trabalho), Servidor (gestão de grande quantidade de recursos) e por último Embutido (Hardware com pouca capacidade de processamento).

Conhecemos um pouco da história de John Von Neumann, um importante matemático húngaro, que contribui em várias áreas de exatas, com seus projetos e principalmente na área de TI, onde implementou um projeto, que propôs uma arquitetura onde o armazenamento de programas ficassem na memória do computador. A partir de 1944 ele criou o EDVAC, que tinha essa principal arquitetura.

Entendemos como funciona a estrutura do chipset, que seria um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (201.4 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com