TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software fatal

Por:   •  8/12/2015  •  Abstract  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  1.751 Visualizações

Página 1 de 3

Tarefa – 01: Estudo de caso: Software fatal: O que aconteceu no Instituto do Câncer do Panamá

                        

  1. Em que medida o software foi responsável pelo problema?

Parte do problema surgiu de erros na engenharia do software, como a falta de avisos de segurança sobre formas de uso não testadas.  Se o software contasse com uma interface à prova de uso indevido, os físicos médicos não teriam se permitido usar o software como usaram.

  1. Em que medida os fatores humanos contribuíram?

Na Multidata, talvez questões de organização, objetivo geral, recursos e prazos tenham dificultado a confecção eficiente do software. No Instituto Nacional do Câncer do Panamá, os mesmos fatores se mostram em estado não satisfatório, visto que menos médicos que os necessários estavam trabalhando além de sua jornada normal para atender pacientes em excesso. Os físicos e médicos panamenhos não observaram o fator de risco em se ministrar um tratamento médico via uso não testado de um software.

  1. Quem deveria ser considerado culpado?

Principalmente as empresas Multidata e Instituto Nacional do Câncer do Panamá, pois cometeram primeiro erros de organização. Os físicos e médicos cometeram erros logo em seguida, aumentando drasticamente o problema.

  1. Como problemas assim poderiam ser evitados?

Na confecção de softwares a fase inicial dos projetos poderia contar distribuição de versão de teste e coleta de feedback destes usuários, o que poderia ajudar a identificar formas de uso indevido e posterior implementação de sistemas à prova de tais formas de uso.

No Instituto Nacional do Câncer do Panamá, a contratação de mais médicos e aumento da eficiência organizacional para evitar baixar a qualidade de seus serviços.

  1. Quais fatores gerenciais, organizacionais e tecnológicos foram responsáveis pelas doses excessivas de radiação no Instituto Nacional do Câncer do Panamá?

Gerenciais: a Multidata não tomou medidas cabíveis mesmo após ter recebido seis queixas referentes ao mesmo problema; O Instituto Nacional do Câncer do Panamá não contava com recursos alocados de forma eficiente para oferecer serviços de qualidade; Os médicos não puderam prever que o uso não testado poderia ter efeitos danosos no tratamento.

Organizacionais:  A empresa que distribui o software tem obrigação de conhecer os possíveis danos que o software pode causar desde sua concepção até o uso final. Os engenheiros devem se preocupar com redução de risco e danos, especialmente na área médica. Os médicos devem antecipar o risco de resultados inesperados de tratamentos não convencionais e não testados. A falta de contribuição entre profissionais de diversas áreas do conhecimento envolvidas desde a concepção do software pode ser decisiva na qualidade e segurança do produto final.

Tecnológicas: A Multidata mostrou que não contava com organização eficiente em controle e redução de danos; O Instituto Nacional do Câncer do Panamá e os físicos e médicos não contavam com um meio de assegurar os resultados do software.

  1. Quem foi responsável pelo mau funcionamento do sistema?

Primeiramente, os engenheiros de software da Multidata. Em seguida, os físicos e médicos panamenhos.

  1. Foi desenvolvida uma solução adequada para esse problema? Explique sua resposta.

Não. Embora a Multidata tenha se comprometido a não fabricar ou vender seu software nos Estados Unidos, outros países ainda podem passar pela mesma série de situações. Não existe ainda garantia contra os efeitos da concepção de softwares sem sistemas de segurança. O Instituto Nacional do Câncer do Panamá não se comprometeu a melhorar seu desempenho organizacional, de forma que seus serviços podem não apresentar qualidade desejável. Além disso, mais físicos e médicos podem cometer erros de julgamento devido a ignorância em instrumentos tecnológicos e falta de condições ideais de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com