TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento Da Escrita

Ensaios: Surgimento Da Escrita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 4

Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos

Disciplina: Português

Professora: Anelise Glaab

O Surgimento da Escrita

Alunas: Alice,

Jeniffer e

Juliana.

3º magistério 01

Joinville, setembro de 2014

Introdução

Esta pesquisa foi realizada com o intuito de transmitir o leitor a origem da escrita, trazendo novidades e curiosidades sobre o tema apresentado. A comunicação através da escrita nem sempre foi assim como conhecemos hoje e também não é algo tão recente assim, ela surgiu há 3.000 a.C, no período Neolítico.

A escrita surgiu a partir da necessidade de registros de bens materiais e transições comerciais administrados por sacerdotes, sendo essencial para contabilidade, tal escrita era realizada em tábuas de argila.

No início as coisas eram representadas por desenhos e, através deste texto explicaremos como tais desenhos se tornaram a escrita conhecida hoje.

Pesquisa

Muito antes de surgir um sistema educacional organizado como conhecemos hoje, a escrita por si só, como um registro de sinais, codificações isoladas e que por uma associação passa a ter algum significado existe a cerca de três mil anos antes de Cristo no final do período Neolítico; esta característica de escrita marca o que chamamos pré-histórico, pois foi com o advento da linguagem escrita que inicia o fim desse período “pré” para o inicio da história propriamente dita.

Foi no final deste período neolítico que os Sumérios (povo que vivia na Mesopotâmia, e que já possuía alguma evolução para fazer contagem numérica) criaram um artifício organizado em sílabas para significar o que era falado por eles, e posteriormente este recurso serviu de estimulo para um outro povo criar o alfabeto. A forma de escrita mais antiga registrada ocorreu no oriente médio e é chamada “escrita cuneiforme”.

Esse processo, porém, não ocorre ao mesmo tempo em todo o mundo. Segundo os dados atuais, a escrita teria sido inventada de forma independente em três regiões. Além dos Sumérios, em torno de 1.500 a.C., há o surgimento da escrita na China e a cerca de 300 a.C. na Mesoamérica.

A escrita não surge, de repente, do nada. Ela é o resultado do conhecimento acumulado ao longo de milhares de anos pelas sociedades sendo exercitada através, de desenhos e sinais gravados ou pintados nas pedras. Estes símbolos, porém, ainda não se constituíam em um sistema de escrita.

O que se sabe, hoje, é que entre os Sumérios a escrita vai surgir a partir da necessidade de se registrar os bens materiais e as transações comerciais dos templos administrados pelos sacerdotes. A escrita era essencial para a contabilidade do templo. Deveriam ser registrados, por exemplo, quantas ovelhas foram fornecidas a um pastor ou quantos jarros de sementes haviam sido entregues. Esta contabilidade era feita em tabuinhas de argila onde eram traçados caracteres (figuras ou sinais como um jarro, uma cabeça de touro, triângulos) e números.

No início, o desenho de um jarro significava um jarro, porém, estas figuras (ou pictogramas) vão sofrendo alterações ao longo do tempo e se transformam. Os sinais vão sendo simplificados e abreviados e já não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com