TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE REFLEXIVA

Tese: SÍNTESE REFLEXIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Esse texto tem por objetivo de incentivar as crianças a gostarem da sua cor e da sua etnia, assim como o respeito entre as diferentes culturas e o conhecimento e enriquecimento as outras culturas diferentes . No texto uma abordagem da aprendizagem vimos que permitimos que as crianças tenham conceitos mais abstratos que funcionam na realidade do seu mundo , ele se tornará um indivíduo mais consciente, critico e totalmente respeitoso as outras culturas .

E que ao iniciarmos uma proposta para ser trabalhada com os alunos, temos que entender que existe um elo entre as matérias a ser ministradas ; podendo assim promover o rompimento das barreiras entre as disciplinas pois todas contribuem para o desenvolvimento social, mental psicomotor e intelectual da criança .

1. SÍNTESE REFLEXIVA

As tranças de Bintou é um conto africano que narra a história de uma criança que sonhava em ter tranças compridas em seus cabelos. Um conto escrito por sylvae A. Diouf. O texto conta que :

Bintou não podia ter o que queria , pois na África, segundo a tradição da sua tribo as crianças só podem usar birotes ( Uma forma de prender os cabelos) É uma forma de ressaltar diferentemente a identidade de cada fase do ser humano.

Nesse texto permite que as crianças percebam conceitos mais abstratos que funcionam na realidade do seu mundo familiar. Quando a personagem Bintou não se conforma e questiona porque não pode ter tranças, mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para seu o desenvolvimento cognitivo e entra a figueira da pessoa mais experiente como a avó. Assim também acontece nas experiências cientificas, aprendizado passa de geração a geração e aperfeiçoando com o passar do tempo.

O objetivo da abordagem é promover conexões entre conceitos, buscando o conhecimento de forma globalizada rompendo barreiras entre as disciplinas . Dessa forma possibilita a compreensão e o aprofundamento da relação teórica e pratica e assim contribuindo para uma formação social cultural mais crítica .

O texto ‘’As tranças de Bintou’’ aborda diferentes temas principalmente a questão cultural de forma lúdica e reflexiva. Todas as vezes que enriquecemos as relações com diferentes estilos de aprendizagem e aplicações de informações, as crianças formam mais experiências cientificas, mais conhecimentos junto com o apoio educativo. A história relata o processo de crescimento e a pluralidade .

Nos mostra a cultura , tradições o diferente ambiente, a diversidade, o papel da mulher, dos mais velhos os respeitos, as gerações passadas, vocabulário, alimentação, coragem.

O texto permite que a criança aprenda juntamente com as fases de sua vida, a sua identidade, o seu conhecimento cultural e a comparar a cultura de outros povos com a sua própria cultura podendo assim conhecer as diferenças e respeitando as mesmas. A história de Bintou valoriza as raízes africanas fazendo com que as crianças não cresçam egoístas e vaidosas, tendo em vista outros países onde as crianças estão cada vez mais vaidosas, ligadas na vaidade. Valoriza também a musica e os estilos, a maneira de se vestir etc.

Sabendo-se que cada um ser é único e aprende de forma e ritmo diferente, devemos enfatizar que todos aprendem a conviver de acordo com as suas culturas e buscam entender sua realidade.

Observando as relações do texto científico e da história ‘’As tranças de Bintou’’, descrevo atividades relacionas as duas disciplinas:

AREA DE ARTES

Colocarei o vídeo ‘’ As tranças de Bintou’’ para que as crianças assistam em seguida irei explicar mais um pouco sobre o vídeo, fazendo sempre perguntas para as crianças relacionas ao vídeo. Depois distribuir papel de ofício, lápis, lápis de cor. Pedir que cada criança desenhe o cabelo de Bintou e seu próprio cabelo, mostrando assim para elas as diferenças ou semelhanças entre ambos. Mostrando a pluralidade e os respeitos entre as diferenças.

NATUREZA E SOCIEDADE

Trabalhar a atividade de chamada com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com