TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Do Filme Nell

Monografias: Síntese Do Filme Nell. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 4

Síntese do filme Nell

Nell era uma moça que foi criada em uma floresta, sem ter contato algum com outros seres humanos. Sua mãe sofreu um derrame e depois disso passou a apresentar distorções na fala. Ela morre, deixando Nell sozinha no mundo. Como Nell, teve contato apenas com sua mãe e sua irmã gêmea, que morreu quando criança, ela aprende a falar do mesmo modo que a mãe, adquirindo assim, uma linguagem própria, que só ela sabia falar. Quando o médico Jerry tomou conhecimento da existência da jovem e da sua situação, ele despertou um interesse em ajudá-la. No primeiro contato entre eles, ela ficou bastante assustada, pois não sabia que outras pessoas além dela existiam e também porque a linguagem dele era diferente da dela.

Dessa forma, a comunicação entre Jerry e Nell foi afetada, pelo fato de eles não se entenderem e ela nunca ter tido contato com outras pessoas, o que a levou a considerá-lo uma ameaça e a pensar que ele poderia lhe fazer algum mal. Mas, de certa forma, houve uma comunicação, por meio da linguagem não-verbal, no momento em que ela se assustou e, por conta disso tentou agredi-lo fisicamente, pois através disso, a moça comunicou ao médico que ela queria ficar sozinha e a agressão física foi uma forma que ela encontrou de mandá-lo embora.

Após tomar conhecimento do caso, a justiça pediu ao médico Jerry e à psicóloga Paula que acompanhassem, de perto, a jovem durante três meses. A partir daí, eles perceberam que Nell não tinha nenhum problema mental, por ela conseguir sobreviver sozinha, sem precisar da ajuda de outras pessoas. Nos primeiros dias, Jerry instalou câmeras na casa de Nell, no instante em que ela estava dormindo e, a partir desse momento, eles passaram a observá-la sem que ela percebesse. Nesse período, Jerry passou a se dedicar em estudar a linguagem utilizada pela moça e como ela fazia para sobreviver sozinha. A partir dessas pesquisas, ele foi começando a entender o que Nell falava. Foi então, que ele tentou pela primeira vez, nesse período conversar com ela. Ele obteve êxito, pois Nell começou a entendê-lo. Este foi o primeiro passo para ajudar à jovem. A partir desse momento, a jovem foi criando um vínculo de amizade com Jerry e Paula, o que facilitou o trabalho deles.

Dessa maneira, o processo da comunicação ocorreu perfeitamente, pois Nell passou a confiar no médico e percebeu que ele não estava mal intencionado. Então, eles passaram a se comunicar por meio da linguagem verbal. Ela começou a dialogar com ele sobre a sua vida, sua história e tudo o que ela sentia. Mas, ainda houve a necessidade de utilizar a linguagem não-verbal, porque Jerry ainda não entendia tudo o que ela falava. Cada vez que ele não entendia, ela fazia um gesto que lembrasse uma imagem, um sentimento e assim, ele associava à palavra pronunciada por ela. Depois disso, ele chegou à conclusão de que ela não falava uma língua diferente, mas sim um inglês distorcido, que ela herdou da sua mãe.

Ocorre uma divergência entre Jerry e outro médico. Enquanto o último dizia que Nell tinha problemas mentais e precisava ser internada e estudada por psiquiatras, o primeiro alegava que ela estava em perfeita lucidez e era assim porque nunca tinha tido contato algum com a civilização. Por conta disso, Nell apresenta certa ingenuidade, por não possuir alguns conhecimentos que são comuns a todos.

Após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com