TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOMADA DE DECISÕES EM OCASIÕES DE DIFICULDADE

Por:   •  16/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Tomada de decisões em ocasiões de dificuldade

Tomar decisões não costuma ser uma tarefa fácil. É cada vez mais comum conhecermos pessoas e empresas que possuem dificuldade em fazer escolhas. Muitas vezes são assuntos tratados em longas reuniões. É cada vez mais comum conhecermos pessoas e empresas que possuem dificuldade em fazer escolhas. Essa demora em resolver questões gera perda de tempo e de dinheiro e pode ser atribuída a vários fatores:

• Falta de autonomia para decidir

• Falta de confiança

• Excesso de opções

• Necessidade de brilho pessoal

• Ausência da gestão de “milestones”

• Preguiça

Essa relação de dependência costuma ser justificada por meio do controle de riscos ou até mesmo por causa do ego dos líderes, que não conseguem sequer imaginar outros funcionários decidindo por eles. Escolhas centradas em uma única pessoa facilitam a imposição de responsabilidades. Alguns colaboradores preferem pedir ajuda a outros para dividir a decisão. Atualmente, é possível ver empresas, gestores ou processos que não dão autonomia para os colaboradores tomarem suas próprias atitudes. Quando se tem muitas alternativas disponíveis, a escolha fica mais difícil e dúvidas surgem, gastando um prazo maior para chegar a uma solução.

Reduzir o número de opções é um caminho para ajudar na tomada de decisão. Ele não se mostra de início e exige que todas as pessoas pensem, organizem reuniões e façam levantamentos em prol de uma tomada de decisão, investindo tempo e dinheiro. Até que um dia ele aparece e magicamente propõe uma resolução que, possivelmente, ele já tinha formulado desde o começo. Não é raro encontrar numa empresa a figura do “super decisor”.

É muito comum escolhas não serem feitas por preguiça. O momento da decisão vai sendo adiado, o tempo passa e nada é definido. Só quando a escolha é exigida de alguma forma a pessoa pensa novamente sobre o assunto. Algumas decisões não são tomadas por simples esquecimento. As pessoas não lembram o que foi pedido e, diante da falta de urgência, acabam executando outras atividades.

Perceba o que pode ser trabalhado no seu comportamento e não tenha medo de mudar, pois assim você só tem a ganhar. Se você se identificou com um ou mais pontos citados e não deseja que a sua carreira profissional seja prejudicada por isso, invista no autoconhecimento.

O poder que uma organização outorga aos funcionários é considerado como voto de confiança em seu profissionalismo. A confiança e o dinamismo dos funcionários serão testados e atestados em suas decisões que garantirão o andamento da instituição. A tomada de decisões ativas em uma organização tem como base delegar autonomia e preparar os funcionários, dependente de seu setor, para gerar maior competência à empresa, contribuindo assim, para o dinamismo e eficiência desta.

A descentralização do poder pelo nível hierárquico de uma empresa para conceder a todos ligados a uma organização, a autonomia de tomada de decisão em vista de contribuir para o melhor rendimento da compania a que se está empregado.

Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com