TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOCÊNCIA E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: TOMADA DE CONSCIÊNCIA DA AÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

Por:   •  25/5/2015  •  Monografia  •  11.312 Palavras (46 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 46

DOCÊNCIA E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: TOMADA DE CONSCIÊNCIA DA AÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

RESUMO

Hoje em dia ao nosso redor vemos constituição de famílias variadas. São casais separados, mães solteiras, avós como pais, pais do mesmo sexo. Além de todas essas mudanças nas estruturas há também o abandono, a falta de tempo. As consequências dessas vivências nós podemos ver no rendimento escolar e nas dificuldades apresentadas no processo de ensino e aprendizagem.No ambiente familiar é necessário uma interação produtiva e acolhedora, pois é nesse ambiente que podemos demonstrar nossas inquietações, insatisfações, desejos, medos. Hoje o que vemos é o papel da família passado para a escola, a responsabilidade passada para uma instituição. Ao longo do trabalho é possível notar os avanços nessa área de pesquisa. O trabalho traz em seu embasamento teórico um breve histórico das dificuldades de aprendizagem. Em seguida, podemos ver algumas concepções que norteiam as relações de ensino e aprendizagem e como se dá a aprendizagem, quais são seus processos e características. Ao longo do trabalho podemos ver detalhadamente alguns sintomas e causas das dificuldades de aprendizagem. Completando a presente pesquisa, temos em seu conteúdo o papel do professor e da família nesse processo. Qual a sua importância e suas influencias no desenvolvimento de um individuo em formação.

Palavras chaves: Família ensino e aprendizagem, dificuldades.

ABSTRACT

Today we see around us constitution of various families. They are separated couples, single mothers, grandparents as parents, same-sex parents. Besides all these structures there are also changes in the abandonment, lack of time. The consequences of these experiences we can see in school and the difficulties presented in the teaching and aprendizagem.No environment is necessary to a productive interaction and warm, it is this environment that we can demonstrate our concerns, dissatisfactions, hopes, fears. Today we see is the role of the family passed to the school, the responsibility passed to an institution. Throughout the work it is possible to note the progress in this research area. The work provides a theoretical basis in his brief history of learning difficulties. Then we can see some ideas that guide the relations of teaching and learning and how learning occurs, what are the processes and characteristics. Throughout the work we can see in detail some of the symptoms and causes of learning difficulties. Completing this research, we have in its content the role of the teacher and the family in this process. What is its importance and influence in the development of an individual in training.

Keywords: Family Education and learning difficulties.

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO................................................................................................................11

CAPITULO I

1. A ESCOLA É, AO MESMO TEMPO, UM INSTRUMENTO DE PODER E UM PROCESSO DE CONHECIMENTO................................................................................13

CAPITULO II

2. FRACASSO ESCOLAR HISTORICAMENTE. ...........................................................16

CAPTULO III

3.A ESCOLA EM UM NOVO ESTILO ............................................................................37

 CONCLUSÃO...................................................................................................................46REFERÊNCIASBIBLIOGRAFICAS.................................................................................49


INTRODUÇÃO

Necessitamos de famílias que reconheçam o seu papel de formadora, de famílias que enxerguem sua responsabilidade no desenvolvimento de uma criança.

Diante de todas essas mudanças precisamos compreender que o individuo é o que ele vive, ele é produto das relações que estabelece ao longo de sua vida, por conta disso devemos estar atentos ao que proporcionamos para os nossos filhos e alunos. Tudo isso afeta o desenvolvimento da aprendizagem. Um fator importante e que está presente no contexto familiar é o respeito e a imposição de limites O presente trabalho tem como objetivo trazer estudos recentes no que se refere às dificuldades de aprendizagem, abordando perspectivas psicológicas.

A família continua sendo a responsável pelos primeiros princípios que servem de base para a construção integral de cada criança. Sem este começo respaldado na ética, no diálogo, na compreensão, na valorização diária das experiências e amadurecimento de cada um, a criança cresceria sem referencial, sem exemplo, sem modelo. A educação familiar não há como a escola abarcar, pois é única e preciosa.

As mudanças sociais e econômicas por que passa a sociedade, fez com que o conceito de família também passasse por alterações. Educar hoje, não é mais pautado em quantidade de horas com os filhos, mas sim na qualidade das horas que se passa com eles e em exemplo firmes e seguros.

Os pais, ao compartilharem com os filhos a sua vivência, percepção de mundo, dúvidas, anseios, objetivos, demonstrar-se-ão também aprendizes e na confiança mútua, caminharão juntos no processo evolutivo que busca caminho e ações mais corretas e felizes.

O que se observa é a falta de participação da família na base de formação dos filhos. Muitas famílias mandam seus filhos para a escola para que eles não fiquem na rua porque eles trabalham e não têm com quem deixá-los, outros para se "livrarem" deles.

Com uma significante participação dos pais na vida escolar, a criança se torna motivada e se sente capaz, através de estímulos, de aprender com o seu próprio erro. Destacando-se que no início da alfabetização, o incentivo e a paciência são essenciais, moderando na cobrança, levando em conta a capacidade de cada criança.

Mesmo o desempenho não sendo favorável, o papel dos pais não é proibir as demais atividades dos filhos e nem culpá-lo pelo referido desempenho, e sim, dar ajuda necessária para que na próxima tentativa, alcance o resultado esperado. Além da presença na escola, os pais devem procurar o desenvolvimento dos filhos, conversando com coordenadores e professores, estabelecendo sempre uma cooperação com a escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (76.6 Kb)   pdf (320.7 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com