TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ADMINISTRACAO DE PESSOAL

Trabalho Escolar: TRABALHO DE ADMINISTRACAO DE PESSOAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2

Quarteirização é uma espécie do gênero terceirização que consiste na delegação a um terceiro especialista da gestão da administração das relações com os demais prestadores de serviços

A quarteirização começou a ser praticada mais por necessidade diante do avanço da terceirização. Esse crescimento vem ocorrendo em especial nas organizações de maior porte, que demandam contratação intensiva de serviços e acabam por enfrentar uma questão nova e de difícil solução: a exigência de montar uma estrutura interna, incluindo níveis gerenciais, voltada para a seleção, a contratação e a administração das relações de parceria.

Delegação de Gestão de Contratos:

A quarteirização, é uma excelente ferramenta de gestão, que permite delegar o cuidado com a terceirização e concentrar suas energias naquelas atividades que não podem ser confiadas a ninguém, como os cuidados com a marca e a logística de distribuição.

Vários setores, como construção civil, limpeza e conservação, investimento imobiliário e advocacia, já vem utilizando com relativa freqüência essa ferramenta. A delegação de gestão de contratos, trata-se de uma ferramenta indispensável para a sobrevivência da terceirização.

Vantagens da quarteirização:

A empresa utiliza de forma intensiva a contratação de serviços de terceiros, delega a outro terceiro especialista a administração dos contratos e do relacionamento com os seus prestadores de serviços. Portanto, a gestão profissional e especializada dos contratos deixa de ser uma opção ou modismo passageiro, estabelecendo-se como necessidade para o sucesso da terceirização.

Alguns benefícios obtidos pelas organizações que se utilizam da quarteirização:

Eliminação de estruturas internas da empresa criadas para administrar os contratos e os relacionamentos terceirizados.

Implantação de política corporativa.

Profissionalização da gestão dos contratos e do relacionamento entre as empresas.

Manutenção da garantia jurídica e preservação econômica da relação.

Modulação permanente na forma de melhoria contínua

Cuidados na implantação da quarteirização:

A quarteirização, visa proporcionar melhor desempenho e maior eficiência na administração e no desenvolvimento do negócio.

Há riscos de colocar essa filosofia em prática; cautela e profissionalismo são elementos necessários, como outros que veremos a seguir:

Planejamento detalhado.

Contratação

Acompanhamento.

Exemplos de quarteirização:

Um exemplo de quarteirização pode ser encontrado na IBM. A companhia tinha uma rede de 59 fornecedores, atrelados em 90 contratos de prestação de serviços. Para controlar essa estrutura, eram necessários 17 funcionários, somente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com