TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Administração Pessoal

Dissertações: Técnicas De Administração Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  2.414 Palavras (10 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................................................04

2. O QUE É PLANEJAMENTO? E TIPOS DE PLANEJAMENTO..........................................................04

3. ETAPAS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO................................................................................ 05

4. PROCESSOS GERENCIAIS: CONFRONTO DOS PROFESSORES SHINYASHIKI E SANTOS.....07

5. PROJETO COM EXTENSÃO COMUNITÁRIA....................................................................................08

6. DIREÇÃO EMPRESARIAL: CONCEITO, FUNÇÕES E NÍVEIS....................................................... 10

. 7. BIBLIOGRAFIA:.....................................................................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

O foco do nosso trabalho é mostrar o conhecimento adquirido nas aula, além de ganhar novos, sobre o tema planejamento, estaremos vendo os tipos e conceitos, nas quais foram adquiridos através de pesquisas via internet e livros, que cada participante do grupo colaborou para obtenção dos dados.

2. O QUE É PLANEJAMENTO? E TIPOS DE PLANEJAMENTO.

Planejamento e o ato de traçar planos para se alcançar um objetivo, afim de economizar tempo, dinheiro, ter um controle maior sobre a direção a ser tomada durante o percurso, e ter uma ideia dos obstáculos que virão pela frente. Para se ter um bom planejamento você deve ter um ponto inicial, e um ponto final, que é o objetivo, com a experiência da equipe vai se traçar uma rota para alcançar esse objetivo no melhor tempo possível e com menor custo também. O planejamento não é o final, e sim o ponto de partida, necessita de um líder para ter o controle e certeza de que tudo esta sendo feito conforme os planos, não é só porque você tem um planejamento que o objetivo vai ser alcançado, você não terá problemas durante a execução, ele serve justamente para isso, para se ter uma idéia dos problemas que possam surgir, se antecipar a eles, e aumentar a chance de alcançar o objetivo. Existem alguns tipos de planejamento, como veremos na imagem ilustrativa a seguir:

Planejamento estratégico tipos:

Fonte: orientações do planejamento. Fonte: CHIAVENATO, 2004.

3. ETAPAS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO

Embora seja uma atividade voltada para o futuro, o planejamento deve ser contínuo e permanente e, se possível, abrangendo o maior número de pessoas na sua elaboração e implementação. Dessa forma, o planejamento deve ser constante e participativo. A descentralização proporciona a participação e o envolvimento das pessoas em todos os aspectos do seu processo. É o chamado planejamento participativo.

Para fazer o planejamento, é vital que se conheça o contexto em que a organização está inserida, isto é, seu microambiente, sua missão, seus objetivos básicos e, sobretudo, os fatores-chave para o seu sucesso.

Em termos do processo de planejamento, é possível a identificação das seguintes etapas:

1ª.DEFINIR OS OBJETIVOS. Especificar resultados desejados e os pontos finais onde se pretende chegar, para se conhecer os passos intermediários.

2º.VERIFICAR QUAL A SITUAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS. Avaliar a situação atual em contraposição aos objetivos desejados, verificar onde se está e o que precisa ser feito.

3º.DESENVOLVER PREMISSAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES FUTURAS. Gerar cenários alternativos para os estados futuros das ações, analisar o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos.

4.ºANALISAR AS ALTERNATIVAS DE AÇÃO. Relacionar e avaliar as ações que devem ser tomadas, escolher uma delas para perseguir um ou mais objetivos, fazer um plano para alcançar os objetivos.

5º.ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE AS VÁRIAS ALTERNATIVAS. Selecionar o curso de ação adequado para alcançar os objetivos propostos.

6º.IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS. Fazer aquilo que o plano determina e avaliar cuidadosamente os resultados para assegurar o alcance dos objetivos, seguir através do que foi planejado e tomar as ações corretivas à medida que se tornarem

Planejamento estratégico é elaborado por cargos mais altos dentro da empresa, e visa objetivo em longo prazo, onde a empresa deseja estar daqui a 10 anos, como serão os passos para alcançar esses objetivos, através de políticas internas, da seleção de funcionários proativos e dispostos a colaborar para o alcance dos objetivos, pessoas que entendam que a empresa crescendo eles também vão crescer.

Planejamento tático, já é em médio prazo, e mais direcionado para áreas especificas elaborado por gerentes e supervisores, é como que se pegasse o planejamento estratégico, o fatiasse, e fosse desenvolvido outro planejamento nessas fatias, que são as áreas da empresa. Muito importante para o alcance dos objetivos.

Planejamento operacional, é o de curto prazo, que se aplica no dia à dia, o que será feito amanhã, como podemos fazer mais com menos, esse planejamento é executado por funcionários de nível operacional, produção, auxiliares, é vital para que todas as etapas sejam alcançadas, e para que os níveis mais altos saibam se estão indo pelo caminho certo.

4. PROCESSOS GERENCIAIS: CONFRONTO DOS PROFESSORES SHINYASHIKI E SANTOS

Discussão sobre os passos anteriores, e confronto com a mensagem dos professores Shinyashiki e Santos.

Vimos nos passos anteriores a importância do planejamento e seus tipos, ele deve ser usado como ferramenta para alcance dos objetivos da empresa, deve ser bem estruturado, de forma a cortar custos, cumprir prazos, aumentar a qualidade do serviço, assim evitando a perda de clientes.

O planejamento é o que serve de base para as outras funções, é o principio da administração, exige organização, direção e controle.

Através de seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com