TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRAUMATOLOGIA MÉDICO-LEGAL

Por:   •  23/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.807 Palavras (12 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 12
  • TRAUMATOLOGIA MÉDICO-LEGAL

1)Conceito: A traumatologia médico-legal estuda as diversas causas produtoras de lesões corporais. Estas causas provocam danos através das seguintes formas de energia: energia mecânica, energia física, energia química, energia físico-química, energia bioquímica, energia biodinâmica e energia mista.

2)Energias

a)Mecânica: é aquela capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento de um corpo, em parte ou no todo, os meios que agem sobre essa forma podem ser ativo (é o que ocorre pelo impacto de um objeto em movimento sobre o corpo humano imobilizado), passivo (ocorre quando o corpo humano  em movimento vai de encontro a um objeto imóvel) ou misto (ocorre pelo impacto de um objeto e do corpo humano, com ambos em movimento).

“(agentes, agem por contato e diretamente sobre a superfície atingida) os meios atuam por pressão, percussão, tração, torção, compressão, explosão, deslizamento e contra-choque”

a.1)Instrumento perfurantes: a lesões resultantes são denominadas de feridas  puntiformes, são as lesões advindas de compasso, alfinete, agulha, prego, furador de gelo, etc.

-Características: abertura estreita, pouco sangramento, grande gravidade na profundidade. A gravidade dessas lesões depende do órgão atingido e das repercussões vitais.

-Instrumento de médio calibre, e lei obedecidas: primeira lei de filhos (refere-se a forma da ferida, assemelhando às produzidas por instrumentos de 2 gumes), segunda lei de filhos (disposição das feridas, encontram-se em uma mesma região, seu maior eixo tem sempre a mesma direção) e a lei de Langer (aplicação de forças distintas, fazem formas geométricas distintas).

a.2)Instrumentos cortantes: agem por um gume afiado que desliza sobre os tecidos (navalha, lâmina de barbear, bisturi, faca, caco de vidro, etc.), pressão e deslizamento e uma atuação em sentido linear.

-Características: regularidade das bordas, regularidade do fundo, ausência de vestígios traumáticos, hemorragia abundante, centro mais profundo do que as extremidades.

-sinal Chavigny (feridas se cruzam) consiste na aproximação das margens de uma das feridas, este sinal pode afastar suspeita de suicídio, quando concluir que a primeira foi mortal.

-Tipos de feridas especiais:

a)Esgorjamento (parte anterior do pescoço, de frente): longa ferida transversal no pescoço, de significativa profundidade, chegando a lesionar órgãos internos interiores do pescoço, podendo ser de caráter homicida e suicida.

b)Degolamento (parte posterior do pescoço, atrás)

c)Decapitação: separação da cabeça do corpo e pode ser oriunda de outras formas de ações distintas da cortante

d)Castração: arranchamento da genitália do restante do corpo.

e)Evisceração e eventração: feridas profundas da parede abdominal (podem ser produzidas com o fim estigmatização).

f)Espostejamento: é a divisão em partes menores das que ocorre no esquartejamento.

g)Lesões de         defesa.

h)Esquartejamento: dividir o corpo em partes por amputação ou desarticulação.

a.3)Instrumentos contundentes: os instrumentos possuem superfície que atua sobre o corpo humano (chão, parede, cassetete, martelo, pés, unhas). Poder ser de forma passiva (vitima vai de encontro ao objeto), ativa (objeto vai de encontro a vitima) ou mista (a força concomitante para ambos).

-rubefação: mancha eritematosa, efêmera e fugaz, em determinada região do corpo. É a mais leve.

-Escoriação: é o arrancamento da epiderme, reconstituía-se sem deixar cicatrizes.

-esquimose (lesão decorrente de infiltração sanguínea nas malhas do tecido).

-Espectro equimótico (Legrand de Saulle): vermelha (1), violácea (2 e 3), azul (4 e 6), esverdeada (7 ao 12), amarelada (12), desaparece (15 ao 20), é um tempo relativo. O estudo é baseado na cor (idade), na forma (instrumento) e sede (crime).  Classificam-se: sugilação (forma de pequenos grãos de areia), víbices (forma de estrias), esquimonas (grandes proporções) e petéquias (são esquimoses profundas).

-hematoma: maior extravasamento do sangue, formando no interior dos tecidos, cavidades contendo coleções sanguíneas.

-bossa sanguínea: é uma coleção de sangue sobre um superfície óssea (comum nos traumatismos cranianos).

-edema traumático:  distensão e elevação cutânea decorrente de alteração circulatória provocada por traumatismo.

-luxação: perda do contato de superfícies articulares. Ou afastamento repentino e duradouro de uma das extremidades.

-Fratura: solução de continuidade, total ou parcial dos ossos. “fratura em galho verde”. Classificação: transversais, longitudinais, obliquas, espiriladas em hélice, em galho verde, em passo de parafuso, etc.

-Entorses: lesões por movimentos exagerados dos ossos que compõem uma articulação, incidindo apenas sobre os ligamentos.

-ruptura de vísceras internas:  impacto violento sobre o corpo humano.

-Encravamento: penetração de um objeto contundente e  afiado em qualquer parte do corpo

-Empalamento: penetração de um objeto de grande eixo, no ânus ou região perineal.

-Características: bordas irregulares, escoriadas e esquimosadas, fundo irregular, hemorragia escassa. Podem ser diretas (próprio lugar do traumatismo), indiretas (distante do local do traumatismo), fechada ou aberta.

a.4)Instrumentos perfuro-cortantes: os instrumentos possuem ponta e gume e atuam por um mecanismo misto perfurando com a ponta e cortando com o seu gume os planos superficiais e profundos do corpo (os instrumentos podem ter somente um gume como dois ou três). Mesmas características resultantes dos instrumentos perfurantes. “agem por meio da secção e pressão”.

-um gume: forma de botoeira, fenda regular e linear.

-2 gumes: bordas iguais e ângulos agudos.

-3 gumes: forma triangular ou estrelada.

a.5)instrumentos perfuro-contundentes (na munição compõe-se por estojo ou capsula{receptáculo que contêm elementos de munição}, espoleta {parte do cartucho que se pretende inflamar a carga}, bucha (separa a pólvora do projetil), pólvora e projetil): são aquelas provocadas por projeteis de arma de fogo, aqui se leva em consideração, os orifícios de entrada e saída, além do trajeto (estudo levado em consideração da identificação da arma pode ser direto ou indireto, direto pela arma, indireto pela munição, que deve-se levar em considerações diversos fatores inclusive a existência de estrias que servem para identificar a arma). Critério de estudo das lesões: distância de disparo do alvo, características do orifício, entrada, saída e trajeto. Causam perfuração e ruptura, com características: bordas irregulares, predomino da profundidade e de caráter penetrante ou transfixante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (216.8 Kb)   docx (71.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com