TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Pronto

Trabalho Universitário: Tcc Pronto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  4.563 Palavras (19 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 19

ELIANDRO JOSÉ DA SILVA

JAQUELINE MIRANDA DO NASCIMENTO

JÉZICA CARLA DE FREITAS SILVA

RAILTON DA SILVA FRANÇA JÚNIOR

TACIANA LEMOS TENÓRIO

CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Projeto de pesquisa apresentado a faculdade IPESU, do curso de Bel em Administração, com pré-requisito para obtenção de nota da disciplina TCC 1.

Orientador:ProfºEduardo Silva

Recife

2014

Sumário

INTRODUÇÃO 5

2.0-A importância dos programas de treinamento e desenvolvimento. 6

2.1- Buscando a convergência das necessidades dos indivíduos e organização 8

2.2- A contribuição da cultura organizacional para o desenvolvimento das pessoas. 9

2.3 - Monitoramento dos programas de capacitação e desenvolvimento 11

2.3.1- Formas de Avaliação dos Resultados 13

2.3.2- Fatores indicativos de resultados em um sistema de capacitação 14

2.4- Desenvolvimento integral das pessoas como indivíduos e cidadãos 15

2.4.1- Objetivos e técnicas do Desenvolvimento 16

2.4.2- Responsabilidade do Desenvolvimento 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

METODOLOGIA 19

JUSTIFICATIVA 19

CRONOGRAMA 20

INTRODUÇÃO

O investimento no capital humano tem sido um fator competitivo entre as organizações que procuram filtrar e reter bons profissionais do mercado. Neste cenário é importante frisar que para as empresas seguirem este parâmetro é preciso treinar e capacitar seus colaboradores. Neste projeto de pesquisa serão abordadas ferramentas que auxiliam os gestores de pessoas por onde começar e a implementação dos programas de Capacitação e desenvolvimento nas organizações e como esta prática colabora para a melhoria de desempenho do indivíduo, dos índices de produção e ganhos reais para as empresas. Iniciando pela identificação dos pontos chaves dos programas de Capacitação e Desenvolvimento que atuam na análise das necessidades dos funcionários em paralelo com as metas da organização.

Assim estudam-se as possibilidades que serão aplicadas para executar os procedimentos mais vantajosos. Alguns fatores deverão ser levados em consideração, como: as características e expectativas individuais, as exigências da função ou cargo e as estratégias da instituição. Desta forma, iniciam-se os degraus à cultura da excelência, onde se faz toda aplicação do aprendizado implementado ao funcionário, passando a avaliá-lo periodicamente em prol da eficiência e eficácia.

A Capacitação e Desenvolvimento procura identificar os problemas enfrentados pelo colaborador e traçar métodos onde esses problemas possam ser sanados de forma a ingressar este funcionário nos padrões da organização, melhorando a percepção da sua importância no ambiente organizacional, tanto nas suas obrigações quanto no convívio com os demais.

2.0 – Objetivos

2.1.0 - Objetivo Geral

Pesquisar sobre como potencializar o capital humano e melhorar a qualidade de produtos e serviços nos processos organizacionais.

2.2 - Objetivos Específicos

• Consultar enciclopédias que abordem os programas detreinamento e desenvolvimento;

• Revisar artigos publicados em sites e artigos de jornais e revistas que contribuem substancialmente para agregar valor aos referidos programas;

• Verificar estratégias para o desenvolvimento do capital intelectual.

3.0 - JUSTIFICATIVA

4.0 -Pessoas: Treinamento e Desenvolvimento

Atualmente um panorama administrativo dentro das organizações um tanto conservador em relação às interações de seus colaboradores, onde os mesmos passam a reagir de forma quase que robótica às ordens ou doutrinas.

4.1-A importância dos programas de treinamento e desenvolvimento.

Na medida em que há um crescimento organizacional, as suas necessidades se modificam, e o programa de capacitação e desenvolvimento deverá atender a essas necessidades. A necessidade de treinamento deve ser levantada periodicamente e pesquisada. A partir delas estabelecer quais serão os programas adequados a fim de satisfazê-la.

O levantamento das necessidades atua na detecção da escassez de conhecimento e inexperiências relativas a trabalhos existentes e habilidades, técnicas e atitudes do indivíduo relacionadas com as exigências do perfil de um cargo na organização.

Partindo do princípio de que as necessidades da empresa dependem dos resultados obtidos através das habilidades e competências de seus funcionários, e vice versa, ambos ocasionam um relacionamento quase que perfeito quando as partes conseguem desenvolver suas responsabilidades de forma clara e objetiva, sempre em prol dos melhores índices.

Assim como os colaboradores têm por obrigação exercer suas funções de forma correta, a instituição pode promover a capacitação e desenvolvimento destes, a partir de cursos, palestras, seminários, etc. É através do levantamento das necessidades de capacitação e treinamento que a empresa, por meio de seus gestores, reconhecer os profissionais que destoam das habilidades necessárias para que atinjam as metas impostas. Nesse levantamento detectam-se os problemas corriqueiros, do dia a dia que precisam de ações corretivas, muitas vezes de curto prazo, e também de estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com