TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecendo Leitura

Pesquisas Acadêmicas: Tecendo Leitura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDGOGIA

ELAINE ROSA DE ALMEIDA FERNANDES

ODILENE HONORATO CAMPOS DE MATOS

MARIA APARECIDA LIBERAL

MARISETE SARAIVA DA SILVA

PLANO DE AÇÃO

TECENDO LEITURA

PORTO ALEGRE DO NORTE-MT

2012

ELAINE ROSA DE ALMEIDA FERNANDES

ODILENE HONORATO CAMPOS DE MATOS

MARIA APARECIDA LIBERAL

MARISETE SARAIVA DA SILVA

PLANO DE AÇÃO

TECENDO LEITURA

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral

Orientador: Prof.ª Thais Ranchel.

Tutor de sala; Kátia Reyjane.

Profs.: Raquel Rodrigues Franco; Andrea Zômpero, Laura Célia S. Cabral e Helenara Sampaio.

PORTO ALEGRE DO NORTE-MT

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 JUSTIFICATIVA 5

3 OBJETIVOS 6

3.1 GERAL 6

3.2 ESPECÍFICOS 6

5 DESENVOLVIMENTO 8

6 CRONOGRAMA 9

7 CONCLUSÃO 10

8 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

O projeto ‘’Tecendo leitura’’enfoca o ato de como um ponto de partida par a construção do pensamento lógico e com isso viabiliza a argumentação e a capacidade do aluno de construir suas relações diante do mundo que os cerca.

Considerando o mundo moderno em que estamos vivendo, é inadmissível a não integração da arte da linguagem em todos os campos. Então pensamos em redigir um trabalho interativo com as disciplinas dessa área. Oferecendo aos alunos grande diversidade textual e, simultaneamente, o conjunto de aprendizagens específicas para a leitura e produção dos diferentes gêneros de textos. Em primeiro lugar, tivemos a preocupação de identificar temas de particular interesse para os jovens e para sua formação como seres humanos e cidadãos possuidores de direitos e deveres.

Diante de conhecer as turmas e poder mais vez somar com elas aquilo que é de mais importante na construção do conhecimento da formação do cidadão enquanto cidadão enquanto ser humano, que é mediar o conhecimento e ao mesmo tempo fazer parte de um grupo que a cada instante aprende a aprender.

2 JUSTIFICATIVA

De acordo com o diagnóstico que realizamos com essas turmas podemos concluir que na escola Antônia Leão dos Santos, as dificuldades de ensino aprendizagem e leitura se direcionam bastante na diversificação de fontes de leitura. Por ainda não ter uma biblioteca e laboratório na escola, muitos alunos não tem contato sistemático com leitura de qualidade e com adultos leitores, uma vez que a família não possui o hábito de ler ou até por não ter pais alfabetizados. Então a escola torna-se o único meio de interação desses alunos com textos cabendo a ela oferecer leituras de qualidade.

O ensino da língua portuguesa quando desenvolvido de forma significativa, contextualizada e prazerosa proporciona ao aluno melhores condições para o aprendizado, oportunizando o melhor convívio no meio social, através do domínio da linguagem.

A escola viabiliza o ingresso do aluno ao universo dos textos utilizando a linguagem oral e escrita; oportunizando o uso da norma padrão da língua portuguesa, criando condições para a seleção e organização do pensamento em textos argumentativos, descritivos e narrativos com a prática correta da linguagem usando palavras para cada tipo de discurso, dessa forma as pessoas se comunicam, trocam opiniões, têm acesso às informações, protestam e fazem cultura.

Enfim, aprimorar a competência do aluno no desenvolvimento da leitura, da fala, da escrita é o objetivo central do ensino de língua portuguesa.

3 OBJETIVOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com