TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMAS TRANSVERSAIS

Dissertações: TEMAS TRANSVERSAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 7

TEMAS TRANSVERSAIS

ÉTICA, SAÚDE E SEXUALIDADE

RESUMO

Os temas transversais apresentam uma discussão sobre os valores culturais e sociais vivenciados pela comunidade escolar, algumas vezes pouco explorados no ambiente de sala de aula, mas que são de extrema importância ao aluno. Este é um assunto do currículo que vem valorizar a pluralidade e a particularidade das pessoas. Ética, saúde e sexualidade são assuntos que fazem parte dos temas transversais e que estão intimamente ligados, cada um com sua importância no ciclo da vida. Com o objetivo de destacar e demonstrar a importância dos assuntos mais importantes tratados como temas transversais é apresentado este paper.

Palavras-chave: Ética, saúde, sexualidade.

1 INTRODUÇÃO

Os chamados temas transversais fazem parte dos novos parâmetros curriculares, também conhecidos como PCN que são um conjunto propostos pelo MEC para orientar e refletir sobre as diferentes disciplinas que compõe o Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Os temas transversais são escolhidos seguindo alguns critérios, e neste artigo serão apresentados os temas que englobam a ética, saúde e orientação sexual. Com a possibilidade de uma prática educacional voltada para a assimilação da realidade social, dos direitos e responsabilidades em relação a vida pessoal, coletiva e ambiental.

2 ÉTICA

A Ética faz parte temas transversais sugeridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/MEC) e se demonstra preocupada com a constituição de valores de cada educando, auxiliando - o a se posicionar nas relações sociais dentro da comunidade escolar e da sociedade. São quatro temas principais: respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.

2.1 RESPEITO MÚTUO

O respeito mútuo é o dever que se faz obrigatório ao comportamento de todas as pessoas do grupo familiar, nas relações profissionais, na religião e no ambiente escolar, somente assim é possível o convivio em sociedade.

O respeito é parte integrante da conduta humana, faz referencia à maneira de se comportar na sociedade do ponto de vista estabelecida pela comunidade social, ou seja, faz refletir sobre a seguinte questão: Como agir perante os outros? Aí entra a moral e ética, pois está relacionada a justiça e ao comportamento social.

A falta de respeito leva o ser humano a viver em constante luta consigo mesmo e com seus semelhantes. O cidadão não deve esperar que os outros melhorem, no entanto, é fundamental que cada um compreenda e respeite o seu semelhante.

2.2 JUSTIÇA

A justiça representa a igualdade de todos diante a sociedade. Segundo Aristóteles, o termo justiça indica, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei quanto aquele que realiza a igualdade.

“A nós, operadores do Direito, cabe o dever e a obrigação de atuar, no exercício da atividade funcional, independentemente de qual seja, primando pela aplicação da ética, agindo com cidadania e buscando, na medida do possível e da nossa potencialidade, fazer justiça.” (Desembargador Francisco Kupidlowski, www.ejef.tjmg.jus.br - acessado em 12 de junho de 2012 )

A ética na justiça não deve ser deter apenas a cumprir a lei, mas a relação do que é justo, defendendo os proprios deireitos e com consciencia dos direitos do outro indivíduo.

2.3 DIÁLOGO

O significado de dialogo no dicionário é: fala em que há a interação duas ou mais pessoas; conversa; contato e discussão entre indivíduos para chegar a uma conclusão.

Será que é dada importância merecida ao diálogo? Para responder a esta questão, deve-se pensar um pouco mais sobre as atitudes tomadas com relação ao nosso comportamento. Para todos os tipos de situações, o diálogo é o melhor caminho. Nas relações familiares, entre amigos, marido e mulher, por mais complicada que seja a situação, é importante sempre resolver dialogando, expondo o pensamento sempre sabendo ouvir o que a outra parte tem a dizer.

Para conviver com o nosso semelhante é importante que a estimulação ao diálogo ocorra em casa e na escola, por isso o aluno deve ser instigado a buscar alternativas para as questões sociais, econômicas e culturais.

2.4 SOLIDARIEDADE

A solidariedade se manifesta na luta contra as injustiças que outras pessoas estejam sofrendo, é doar-se a alguém, é ajudar sem interesse. Pode-se dizer que o tema solidariedade está ligado a generosidade. Se todos fossem solidários nem precisaria pensar em justiça: cada um daria o melhor de si para os outros.

Na sala de aula pode-se reforçar o ato solidário incentivando o auxilio entre os alunos e não incentivar a competição entre os mesmo. Incentivar o aluno com dificuldades e não tirar sarro dele.

3 SAÚDE

Nos temas transversais pode - se tratar da saúde atravessando todas as áreas que fazem parte do currículo escolar. A saúde é importantíssima para uma qualidade de vida melhor, por isso deve-se levar para nossa vida os bons costumes, atitudes e hábitos saudáveis que devem ser aprendidos a partir do ambiente escolar.

A Organização Mundial de Saúde define saúde como "estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças", (IN MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO). Isso quer dizer que saúde é estar bem consigo mesmo, estar plena e não somente não estar doente. Os sinais da saúde incluem o ambiente físcio, economico e social, bem como o comportamento e as carcateristicas de cada pessoa. A forma de como vive o individuo é muito importante para sua qualidade de vida.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), es estudo realizado concluiu que a diferença na qualidade dos serviços de saúde prestados para pobres e ricos é muito visível.

O ambiente onde se vive é muito importante na classificação do estado de saúde de um indivíduo. Inclui fatores como casas, água e ar limpos, estradas seguras, tratamento de esgotos e etc.

3.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com