TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria das Relações Humanas

Por:   •  14/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Escola Etec Cel. Raphael Brandão

Extensão EE Dr. Antônio Olympio

Habilitação Profissional Técnico em Recursos Humanos

Teoria das Relações Humanas

Professora: Maria Amélia

Lorena Ferreira

Barretos

2018

Tipos de Departamentalização


O que é

A medida de sistematização da organização que visa agrupar atividades que habilitam a ação com o objetivo de melhorar a performance da empresa. Dessa forma, uma empresa pode encontrar recursos, unidades e pessoas que têm esse ponto em comum.

Quando se fala sobre organogramas, entramos em conceitos de divisão do trabalho no sentido vertical, ou seja, se vincula aos níveis de autoridade e hierarquia existentes, quando se trata de departamentos relacionados à informação horizontal, que têm uma relação com a área de trabalho.

Tipos de Departamentalização
Como estamos falando sobre a divisão do trabalho por tipos de especialização, fica evidente que cada empresa pode ter uma forma diferente de acordo com sua realidade. Por causa disso, vamos ver os principais tipos existentes:
[pic 1]

Departamentalização - Tipos de departamentalização

Por Função
Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, as unidades são contratadas e divididas em determinada atividade. É uma empresa estruturada que conhece e trabalha para uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, as pessoas têm a mesma experiência.
[pic 2]

Departamentalização Funcional

Por Clientes

Quando uma empresa está tão bem quanto os seus clientes que se organizam para se dedicarem aos seus objetivos e necessidades, os clientes vão precisar de uma assessoria de clientes. Um exemplo clássico são as lojas de departamentos que  
[pic 3]

Departamentalização por Clientes - Loja de Departamentos

Observe que os tipos de vendas de ações são feitos de acordo com os clientes. Nesse caso, você pode ver as seções de perfumaria, lingerie e moda até as roupas masculinas sociais e esportivas, dependendo da loja.

Por Processos
Nesse caso, o maior interesse para uma organização de setores de negócios será o processo de produção. Os exemplos têm mais tipos de departamentalização como as fábricas e montadoras de carros. Veja abaixo:
[pic 4]Departamentalização por Processos - Montadora de Carros

Um exemplo é um pouco menos óbvio da área de desenvolvimento de planetas da LUZ, que está estruturada como uma linha de montagem. Primeiro um consultor especializado no planejamento de negócios. Logo em seguida, um designer com conhecimento em experiência do usuário desenha todas as telas da planilha e, por fim, um especialista em Excel cria uma planilha diretamente no software.

Por produtos ou serviços
Esse tipo de departamentalização é semelhante à abordagem por clientes, já que a empresa organiza os seus próprios grupos dentro das áreas específicas. A única atenção ao caso, o foco do cliente é um tipo de cliente, o foco é um dos exemplos de produtos para a empresa. Um exemplo típico sobrevida acontece nos supermercados:

Departamentalização por Produtos - Supermercado

Se entrarmos na departamentalização por serviços, nós temos um exemplo exato:

Departamentalização por Serviços - Hospital

A ideia principal é que a empresa é uma empresa de produtos e serviços que são mais importantes entre si e é por isso que faz sentido especializar como áreas para o nível de qualidade oferecida ao cliente aumente.

Matricial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (270.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com