TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Argumentativo

Pesquisas Acadêmicas: Texto Argumentativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

Texto argumentativo

Trabalho na adolescência

O trabalho na adolescência e a evasão escolar.

Tese B:

O trabalho na adolescência é fator decisivo para a evasão escolar.

Argumento 1: Trabalhar é uma forma do adolescente ajudar a família. (1)

Argumento 2: Trabalhar obriga o adolescente a estudar no período noturno.(2)

Argumento 3: A estrutura escolar não atrai os adolescentes .(3)

Trabalho na adolescência: um dos principais motivos para a evasão escolar

A necessidade de trocar os estudos pelo trabalho, pode ser argumentado como um dos principais motivos para que adolescentes abandonem a escola.

Tudo começa pela situação econômica da família, então os filhos acabam por terem que trabalhar para ajudar na renda da casa, dividindo o tempo entre escola e trabalho. Um adolescente que consegue angariar algum valor acaba largando a escola porque ele vê ali uma solução imediata, e o ambiente escolar passa a perder o sentido.

Outro aspecto é que o trabalho tem muita influência para que um adolescente deixe de frequentar a escola. Para poder trabalhar durante o dia, é comum o aluno optar pelo período noturno escolar. Porém cansados, não conseguem acompanhar as aulas. Trabalhando o dia inteiro, esses meninos e meninas ainda em formação física e psicológica têm seu rendimento afetado ou deixam de frequentar a escola por cansaço. Geralmente esses adolescentes não vão trabalhar em escritório, e sim em trabalhos que adultos não querem fazer e que envolve esforço físico.

E por último, há uma série de complicações que fazem com que adolescentes larguem a escola, principalmente a estrutura escolar, arcaica e que não atrai os jovens. Os interesses dos alunos não são considerados nas escolas, tudo já vem pronto e decidido. Os jovens precisam ser convidados para fazer parte do debate da proposta da escola, com discussão de modelos que contemplem os estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com