TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Textos: Literário; não-literário

Dissertações: Tipos De Textos: Literário; não-literário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Introdução

Texto literário, texto não –literário

Diferença entre texto literário e texto não-literário: enquanto o texto não-literário (a fala cotidiana) se resume apenas em explicar um acontecimento concreto, o texto literário é repleto de ambiguidade e seus elementos deixam de ser reais e passam a representar realidades físicas, sociais e/ou emocionais.

Literatura: conceitos

A concepção clássica da literatura consiste na representação e na visão de mundo, e também um posicionamento diante dele, para que possam imitar (ou representar) a natureza.

No século XIX, os românticos acrescentam algo a esse conceito: cabe ao artista ver as coisas como elas não foram vistas ainda. Na metade do século, o conceito muda, passando a focar-se em como a literatura se realiza.

5 – Características do discurso literário

Literatura e especificidade

O discurso literário tem íntima relação com o discurso comum, porém a literariedade é o fator que mais distancia os dois discursos.

Complexidade

A linguagem literária produz; a não-literária reproduz. Tem função linguística e estética ao mesmo tempo, por isso sua complexidade.

Multissignificação

Em um texto literário, tanto as frases como as palavras têm mais de um significado. O grau zero significa a preocupação com a clareza e coesão dos textos e a obediência às normas usuais da língua.

Para a plurissignificação do texto contribuem fatores de ordem sincrônica e diacrônica. O primeiro se vincula ao significado das palavras conforme o texto. O segundo envolve todo o significado que as palavras têm e aderiram conforme o tempo.

Predomínio da conotação

Devido ao arranjo especial de palavras, temos o sentido conotativo das palavras, que é caracterizado pelo sentido múltiplo das palavras.

Liberdade na criação

A literatura se renova de acordo com a criatividade do artista. Esta não se prende às normas, e nem existe uma “gramática normativa” para o texto literário. Seu único espaço de criação é o da liberdade. Geralmente é a própria obra que dita suas regras.

Ênfase no significante

O texto literário apoia-se no significante muito mais do que no significado.

Variabilidade

O texto literário se vincula a um universo sócio-cultural e a dimensões ideológicas; assim, passam-se os anos e aquele texto não representa mais a realidade presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com