TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tps Letramento

Artigos Científicos: Tps Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  2.963 Palavras (12 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 12

“Estar alfabetizado é ter o domínio da leitura e da escrita em seu significado próprio.”

Se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas.

Letramento é informar-se através da leitura, é buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita de bolo, a lista de compras de casa, fazer comunicação através do recado, do bilhete, do telegrama. Letramento é ler histórias com o livro nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer, dos personagens, os melhores amigos. Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser. Portanto, entendo que tanto o letramento, quanto a alfabetização, é essencial a educação, pois são princípios para uma educação de qualidade.

O letramento entende ser, o processo de conhecimento das letras, ou seja, dos símbolos fundamentais de nossa linguagem, sem o conhecimento destes não podemos nos relacionar com as informações constantes no mundo (principalmente com um mundo como o que estamos vivendo em que a base de tudo é as informações que, na velocidade da tecnologia, não conseguem parar por muito tempo para serem processadas, pois vão se alterando com uma lógica do não poder esperar).

A alfabetização e o letramento são fundamentos da educação e devem ser encarados como essenciais para que as crianças atinjam um nível satisfatório de compreensão do mundo atual.

Na verdade, o processo de alfabetização começa quando o sujeito se envolve com a exigência do saber ler e escrever para resolver situações cotidianas. Ao mesmo tempo em que vão compreendendo seus significados, vão compreendendo a função da escrita no dia-a-dia: escrever para anotar recados, as compras da feira ou supermercado, para dar notícias a um parente distante, preencher cheques, formulários etc. Com o tempo nota-se que certas práticas de leitura e escrita já não são suficientes para o sujeito atuar no mundo letrado, pois a complexidade de nossa sociedade faz com que surjam as mais variadas práticas de uso da língua escrita. Soares (2003) supõe que os saberes aprendidos dentro e fora da escola são assimilados de maneiras diferentes e devem ser levados em conta quando pensamos em educação.

E, de modo mais específico, quando se trata de conhecimento de língua. O professor deve garantir que as práticas escolares ajudem a refletir enquanto aprende e a descobrir os prazeres e ganhos que se pode experimentar quando a aprendizagem do sistema de escrita é vivenciando como um meio para, independentemente, exercer a leitura e a escrita dos cidadãos letrados. Para que isso aconteça é preciso que a criança aprenda a ler lendo, a escrever escrevendo, que ela esteja em um ambiente alfabetizador que permita que ela leia o mundo, e que esse mundo tenha um sentindo. Sabe-se que é no período da alfabetização que as crianças são desafiadas, a pensarem sobre a escrita e o que ela representa na sociedade.

Já o desafio do professor é maior, pois vai além de ensiná-los a ler e escrever é preciso criar mecanismos que proporcione e que envolvam práticas sociais de leitura e escrita, pois além de alfabetizar, é preciso também criar situações de letramento, pois além de saber decifrar o código escrito é preciso que o aluno entenda para que, para quem e por que o texto foi escrito, e também qual a função dos diferentes tipos de textos, e como eles se desempenham nos contextos sociais em que circulam, investindo assim na construção da cidadania e considerando a leitura como uma ferramenta importante para conhecer e compreender o mundo.

Assim nota-se a importância da escola na vida do cidadão, mesmo existindo essa diferença de conhecimentos, cabe ao professor fazer a junção desses conhecimentos e coloca-los em prática.

Para isso é preciso que se proponham trabalhos com diferentes gêneros que circulam na sociedade, jornais, cartas, fabulas, lendas, informes publicitário, receitas, convites, poesias, cantigas, parlendas..., pois a criança aprende como são usados os diversos materiais de leitura e o propósito comunicativo de cada um, tendo como base para o trabalho as situações enfrentadas no seu dia-a-dia, atendendo assim as exigências da sociedade.

Apesar das discussões sobre o ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais é possível notar as concepções de ensino nas quais fundamentam suas práticas. Assim sendo alfabetizar é decodificar a língua escrita, enquanto letrar é usar a língua escrita em várias situações e práticas sociais. Diante de toda pesquisa realizada é possível comprovar que se possa alfabetizar letrando, começando desde a educação infantil como mostra esse estudo.

Ao alfabetizar letrando o professor deve criar situações em que as crianças possam pensar sobre a escrita e o que ela representa na sociedade, que a escrita existe e que as pessoas a utilizam em seu convívio social. As observações apresentam e demonstram a necessidade de

Se abrir um espaço, dentro do ambiente escolar para uma pesquisa sobre o processo de aquisição da escrita. Considerando os estudos para a realização deste artigo, nota-se que a alfabetização é um processo que se desenvolve a partir da análise e reflexão que o aluno faz sobre a língua. Por evoluções, pois acontece num movimento progressivo, mas não é linear.

Segundo relatório parcial.

O que significa estar alfabetizado.

O processo de alfabetização supõe um conjunto sistematizado e integrado de atividade que educador vai propondo ao alfabetizando. É muito relevante que tenhamos consciência de que a criança não tem seu primeiro contado com a escrita somente na escola. O mundo é todo registrado pela escrita, seja no jornal que os pais leem, seja no livrinho que a mãe conta história. O que fazemos na escola é organizar esse conhecimento que ela já tem de maneira formal. A leitura envolve varias operações cerebrais, como a memória, a decifração de letras entre outras.

Alfabetização significa o domínio da leitura e da escrita, mas esse domínio é na verdade a conclusão de um longo processo. Para que uma criança seja alfabetizada, é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com