TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Filosofia Formas Antigas de Governo

Por:   •  31/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

SÃO PAULO – CAMPUS VOTUPORANGA

ANA KÉSSIA XAVIER BOCATO

GIOVANNA DANTAS RAMOS

JULIANA MIRANDA DE SOUZA

LEIDIANE DA SILVA FRANÇA

LORRAINE ROBERTA FERREIRA

MURIELLY PEREIRA FENANDES

SARAH ABUD CARDOSO ADAS

2º EDIFICAÇÕES

TRABALHO DE FILOSIA

VOTUPORANGA, 09 DE ABRIL DE 2018.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

SÃO PAULO – CAMPUS VOTUPORANGA

ANA KÉSSIA  XAVIER BOCATO

GIOVANNA DANTAS RAMOS

JULIANA MIRANA  DE SOUZA

LEIDIANE DA SILVA FRANÇA

LORRAINE ROBERTA FERREIRA

MURIELLY PEREIRA FERNANDES

SARAH ABUD CARDOSO ADAS

2º EDIFICAÇÕES

TRABALHO DE FILOSOFIA

Trabalho elaborado para a disciplina de Filosofia prof. Me. Anésio Azevedo Neto, no 2º ano do ensino médio.

VOTUPORANGA, 09 DE ABRIL DE 2018.

  • OBJETIVO

  O objetivo desse trabalho é pesquisar sobre as formas antigas de governo e com base nessas pesquisas elaborar um trabalho sobre essas formas. Para a elaboração é necessário também que seja utilizado as opiniões de Platão e Aristóteles, que são grandes filósofos da antiguidade.

  • INTRODUÇÃO

Platão apresentou seus diálogos. Suas teorias foram baseadas nas sociedades de Atenas. Platão constrói suas ideias de governo com base em observações e as coloca utilizando argumentos sofistas da época. A partir de seus estudos, ele estipula que há três formas de governo, governo de um só, governo de poucos e governo de muitos, tento elas suas formas boas e ruins.

 

  • METODOLOGIA

  As formas antigas de governo são divididas em grupos, no caso três grupos. O primeiro deles é o governo de um só, onde uma única pessoa é responsável por comandar um país, essa forma de governo pode ser denominada por dois nomes, Monarquia e Tirania, sendo a Monarquia o estilo com de governar e a Tirania o jeito ruim.

  O segundo grupo é o governo de poucos, onde poucas pessoas governam o local, um exemplo bem claro disso é um episódio do desenho animado “Simpsons”, que foi repassado para os alunos em sala de aula.

  Sobre o episódio: Um grupo de pessoa vai até a câmara do prefeito fazer algumas reclamações, o prefeito ao observar aquilo tudo que estava acontecendo em sua frente, decide fugir deixando a cidade sem nenhuma voz. Como isso aconteceu, as pessoas que estavam ali fizeram a leitura de um papel falando que as pessoas mais habilitadas deveriam tomar conta da cidade a partir daquele momento, como não era de se duvidar, aqueles grupo de pessoas se intitularam os mais aptos para aquilo e decidiram então tomar conta da cidade de Springfield.

  No começo estava tudo muito bom, a população estava contente com a administração do tal grupo, afinal, eles estavam trabalhando de uma forma harmoniosa, estavam ajudando os cidadãos, estavam literalmente governando para o povo. Com o passar do tempo, de alguma forma, o poder foi subindo a cabeça dos governantes, os mesmos começaram a governar apenas para si e se esqueceram do verdadeiro motivo pelo qual estavam ali, um queria uma coisa, outro queria outra, e todas essas coisas eram para se beneficiarem sem se importar com a população.

   Essa forma de governo enquanto estava em sua forma boa, era denominada de Aristocracia, a partir do momento que as coisas saíram do controle se tornou a Oligarquia, onde as pessoas deixam de governar para o povo e começam a governar apenas para si mesmos.

  Já o terceiro grupo é o governo de muitos, onde muitas pessoas governam juntas, sua forma boa é denominada de Democracia, onde os governantes são escolhidos por meio do sufrágio universal, ou seja, as pessoas votam e escolhem seus representantes, mas quando isso se torna algo ruim, começamos a denominar de Oclocracia/Anarquia.

  • MONARQUIA:

  Aristóteles via a monaquia como uma froma de governo voluntária, porém hereditária. Você só poderia ser um Monarca se viesse de uma linhagem real e ai você poderia decidir voluntariamente se era capaz ou não de assumir o trono. Na monaquia, tudo que acontecia era julgado pelo rei, as decisões vinham do rei, sejam elas relacionadas om guerra, julgamente do próximo e até mesmo qual relegião devriam seguir.

Na visão de Platão a Monarquia era o governo de um só. Para Platão o governo de um só iria de deformar se transformando em uma Tirania, um governo que apenas se inicia de forma adequada.

  • TIRANIA: 

  A mais extrema degradação das formas Políticas, entendendo não como um oposto a democracia mas sim como uma consequência. achando mesmo que é o caminho onde a liberdade se destrói a ela mesma."a exageração e o forçar a marcha das coisas costuma trazer como consequência e como reacção a mudança para o seu contrario.

  Vemos assim aparecer o líder, para discernis as suas internas divisões. E como é costume nestes lideres, tem tendência a omnipotência. o tirano começa primeiro por vender favores e amizades, faz toda a classe de promessas, e depois começa a montar um esquema para se desfazer dos seus inimigos, maquina guerras para que o povo tenha sempre necessidades de liderança e chefia, e assim o povo mal tem oportunidade em questionar o poder.

   Defende a ideia de purificar o estado rodeando-se assim por seus seguidores, reforça a escolta pessoal, pois desenvolve complexos de perseguição e atentado, distancia-se do povo tirando gradualmente o poder das suas mãos, esperando que depois através dos esquemas políticos seja o povo a implorar pela sua liderança entregando-se a ele indefeso bem como aos seus paniaguados e só depois desta fase é que o povo toma consciência da classe de monstro ajudaram a criar. Vendo só então que tirania = escravatura entre escravos, porque ai ate o poder é escravo, sendo escravos também os déspotas, e governantes subalternos; escravos do tirano, sendo o próprio tirano nada mais que um escravo, escravo dos seus desejos e paixões.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com