TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre A Desigualdade Social

Por:   •  30/3/2017  •  Dissertação  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

CDF COLÉGIO E CURSO

UNIDADE ZONA NORTE

ATIVIDADE AVALIATIVA

 DESIGUALDADE

NATAL/RN

08/2016

COMPONENTES:

IASMIM KETLIM CÂMARA DINIZ – Nº 18

LÚCIA DE FÁTIMA SANTOS DE OLIVEIRA – Nº 24

MARIA EDUARDA PAIVA SILVA – Nº 31

VITÓRIA GOMES FREIRE VARELA – Nº 46

É certo que a desigualdade é um fator presente em variados ambientes do corpo social. Seja econômica, religiosa, de gênero, política, social, as diferenças estão sempre moldando a todos. Não se pode ter como base um caminho de pouca racionalidade em um mundo onde a riqueza, a necessidades básica, entre outros, estão distribuídas de forma irregular. A busca por estes fatores pode acarretar em ações graves como criminalidade, violência, uma vez que, como os benefícios para algumas pessoas não são obtidos de forma pacífica, elas tentarão buscá-los de uma forma “forçada”.

Somado a isso, existem fenômenos sociais ruins como a educação de baixa qualidade, a pobreza, que decorrem das divergências e geram ainda mais problemas para a sociedade em geral. Isso ocorre com mais frequência nos países subdesenvolvidos, por consequência da falta de uma educação qualificada, a ausência de emprego e o precário acesso aos bens culturais. A maioria das pessoas ficam à mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as diferenciações.

Portanto, a desigualdade é a pior coisa da vida porque, independente de como é aplicada socialmente, faz com que as pessoas muitas vezes se sintam inferiores às outras e a presença de tanta diferença causa diferenciação de classes, atraso no progresso econômico do país, aumento dos índices de violência e criminalidade, a fome, o que vai desenvolvendo outras dificuldades como alta taxa de mortalidade, aumento de conflitos internos, aumento da taxa de desnutrição mundial. Segundo Rousseau, “a desigualdade tende a se acumular”, o que indica que a nação que a contenha, sofre também de outras complicações, pois a desigualdade é somente uma pedra que, ao cair, gera um terrível efeito dominó.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • Kirkpatrick, George R.; Katsiaficas, George N.; Kirkpatrick, Robert George; Mary Lou Emery (1987). Introdução à sociologia crítica. Ardent Media. p. 26, 28 de janeiro de 2011.
  • http://www.unrisd.org/ <centro de Pesquisas sobre Desenvolvimento Humano das Nações Unidas, acesso em 11/08, às 15h38min>
  • COSTA, Alfredo Bruto da, Exclusões sociais, Gradiva Publicações, Ltd
  • Sociologia: consensos e conflitos Editora UEPG [S.l.] 2001. p. 56

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com