TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho colegial

Por:   •  24/8/2015  •  Tese  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso: Papel do RH na organização

Em uma reunião ocorrida numa grande empresa brasileira (em torno de 1000 empregados), estabelecida há cerca de vinte anos no ramo de varejo de eletrodomésticos, foi colhido o seguinte diálogo:

Diretor Financeiro: A situação é esta, Sr. Presidente: não estamos conseguindo competir em custo com nossos concorrentes. Nossos fornecedores, segundo o diretor de Compras e Estoques, recusam-se a nos conceder maiores descontos e prazos de pagamento, nossos clientes exigem melhores condições e já cortamos todos os gastos desnecessários para diminuir nossos custos.

Presidente: E o que você sugere?

Diretor Financeiro: A solução é enxugar a estrutura organizacional, terceirizando tudo o que não está diretamente relacionado à nossa atividade-fim. Ou então cortar despesas publicitárias.

Diretor de Vendas: Espere aí! Se cortarmos o dinheiro das campanhas publicitárias, como iremos convencer nossos clientes que nossos preços são os melhores da praça, que nossas lojas são suas aliadas? Como iremos convencê-los a comprar em nossa rede? Não podemos fazer isso sob o risco de nunca mais conseguirmos levantar as receitas.

Presidente: Parece-me, então, que devemos enxugar a estrutura. Mas qual departamento pode ser terceirizado, sem pôr em risco o bom funcionamento da empresa?

Diretor Financeiro: Recursos Humanos, por exemplo. Serve exclusivamente para calcular a folha de pagamentos, para fazer recrutamento e seleção, para tratar das rotinas trabalhistas, em suma, para fazer uma série de atividades que, no mercado, está cheio de empresas fazendo - e bem.

Diretor de Recursos Humanos: Tinha certeza de que seria o meu departamento o "eleito" para ser terceirizado. Mas não concordo com a visão do diretor financeiro, Sr. Presidente. E listo uma série de motivos...

QUESTÃO: Supondo-se que você seja o Diretor de Recursos Humanos, quais seriam os motivos que você arrolaria para convencer o presidente de que sua atividade é fundamental para o sucesso da empresa?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com