TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Picasso no Colegial

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        0

2 DESENVOLVIMENTO        05

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        0

REFERÊNCIAS        0



  1. INTRODUÇÃO

Candido Portinari se considerava um trabalhador da pintura,ele trabalhava sem parar o tempo todo,o dia inteiro.Produziu cerca de 5.000 obras entre telas, murais, gravuras e desenhos,explorando todas a técnicas em suas diversas possibilidades.

A obra de Candido Portinari constitui uma herança monumental para o Brasil e o ovo brasileiro.Seu extraordinário trabalho encontra-se espalhado em museus,coleções particulares e em diversas instituições dentro e fora do Brasil.


  1. DESENVOLVIMENTO

Candinho como era carinhosamente chamado,sempre foi miúdo e tinha dificuldade para andar por causa de um acidente.Esse fato marcou a vida do franzino garoto que achava seus pés fracos e pequenos.

Desde pequeno ele gostava de pintar e desenhar,quando tinha 9 anos auxiliou na pintura do forro da igreja de sua cidade,ele ficou encarregado de fazer as estrelas,onde aprendeu o Spolvero,uma técnica de pintura que usa um saquinho cheio de tinta em pó que é batido sobre moldes de papel vazado com diversos formatos.

Com 10 anos fez seu primeiro retrato:Carlos Gomes.

Aos 15 anos foi estudar na Escola Nacional de Belas-Artes,no Rio de Janeiro.Já com 20 anos,entre 1923 e 1924,pintou Baile na roça,que foi reconhecida como sua primeira obra de arte,a primeira tela que Portinari vendeu.Em 1928 foi premiado com uma viagem à Europa.

Em 1930,na França conheceu Maria Victória,uruguaia que morava em Paris.Casaram-se e viveram na Europa,lá ele quase não pintou,observou e aprendeu bastante.

A saudade de nosso país só crescia,e Portinari decidiu rever sua terra natal e sua gente,trazendo Maria,sua grande paixão.

De volta a nossa terra ele trabalhou como nunca,pintou várias telas sobre sua infância e Brodósqui.

A partir de 1936 ele desenvolveu pinturas de murais,naquela época o governo brasileiro encomendava para colocá-las em prédios públicos .

Portinari afirmava que” a pintura mural é a mais adequada para a arte social,porque o muro geralmente pertence a coletividade e ao mesmo tempo conta uma história interessando a um maior número de pessoas”.

Na feira Mundial de Nova York em 1939 ele pintou murais para o pavilhão do Brasil,no próximo ano fez exposições em Nova York e Detroit.

Já nos anos de 1941 e 1942 pintou quadro grandes murais para a Biblioteca do Congresso,em Washington.

Famoso por sua pintura muralista,em 1943 começou a pintar painéis da Série Bíblica,onde o pintor expressa sua amargura diante da injustiça.

Em 1944 a convite do arquiteto Oscar Niemeyer,Portinari iniciou as obras de decoração da Igreja de São Francisco de Assis,na Pampulha,em Belo Horizonte.

Também nesse ano,ele trabalhou nas pinturas da Série Retirantes,na qual atingiu o auge de sua emoção.Resgatando imagens de sua infância:famílias pobres e desabrigadas que passavam por sua cidade,

Dois anos depois iniciou a Série Meninos de Brodósqui.A partir do fim da década de 40,trabalhou com uma série de obras tratando de temas históricos.

Fase onde retoma o trabalho em murais,que por meio deles expressava seu olhar sobre os fatos da história do Brasil.

O painel Primeira Missa no Brasil,por exemplo,apresenta características mais geométricas,utilizando retas paralelas e diagonais,provocando efeitos especiais.

Terminou em 1956 dois painéis para a sede da ONU em Nova York:Guerra e Paz.Obras onde usou poucas cores,formas geométricas e linhas retas,com figuras sobrepostas,sem preocupar-se com perspectiva e profundidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (53.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com