TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de sociologia 3º colegial

Por:   •  1/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

1-

2- Os dominados criam rupturas na ideologia do dominante quando vão contra ela, quando tem uma ideia opositora a do dominante e busca defende-la, fazendo manifestações e movimentos contra a classe dominante.

3- Estão ligados a dominação ideológica e o interesse do indivíduo, buscam através desses o reconhecimento, a luta pelos seus direitos e condições de vida melhores, mantendo uma ideologia diferente da classe dominante.

4-

5-

6- Hobbes defendia a política absolutista, o poder concentrado nas mãos de uma só pessoa, no caso, o Rei.

7- Locke acreditava que o governante deveria seguir as leis como o povo, defendia o governo democrático.

8- O fato de existirem leis não significa que perdemos a liberdade, mas sim que, caso façamos algo que seja contra a lei, seremos punidos com as devidas consequências. Todos possuem o direito de ir e vir, e devem usa-lo de maneira que não ultrapasse o direito do próximo.

9- O papel do contrato social é criar o Estado Civil, no qual os homens podem proteger a liberdade e igualdade que possuem por natureza. A união de forças e interesses será sempre elemento determinante no que se refere ao contrato social.  Portanto, o contrato social não é instituído por uma soma de indivíduos, mas pelo consenso geral entre todos.

10- Rousseau defendia a democracia, onde o povo tem o direito de participar das escolhas do governo e o governante deve seguir as leis e beneficiar o povo, caso contrario deverá ser substituído ainda que seja um monarca.

11- Monarquia é a mais antiga forma de governo ainda em vigor. Nela, o chefe de Estado se mantém no cargo até à sua morte ou à sua abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de Estado dessa forma de governo recebe o nome de monarca (normalmente com o título de Rei ou Rainha) e pode também muitas vezes ser o chefe do governo. A eles, o dever real de governo, é reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.

12- Aristocracia: é uma forma de governo na qual o poder político é dominado por um grupo, normalmente, as pessoas desse grupo são da classe dominante, da nobreza, como grandes proprietários de terra (latifundiários), militares, sacerdotes, etc.

Oligarquia: é a forma de governo em que o poder político está concentrado num pequeno número pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico. A oligarquia é um pequeno desvio da Aristocracia.

Democracia: é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos.

13-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com