TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho individual textual

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.966 Palavras (8 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        FUNCIONARIO COM AUTONOMIA DE HORARIO.        

2.2 ERA PÓS INDUSTRIAL, ERA DA INFORMAÇÃO OU SOCIEDADE DO CONHECIMENTO.        

2.2.1 Tendências atuais das organizações.        

2.3        GRUPOS E EQUIPES.        

2.3.1        Elementos do processo de grupo.        

2.3.2        Grupos formais e informais.        

2.3.3        Desenvolvimento de equipes.        

2.3.4        Diferença entre grupos e equipes.        

2.4        CARACTERISTICAS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO        

2.4.1        Tecnologia da Informação        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Trabalhador ganha com horário flexível? Empresas dão liberdade para funcionários e lucram com maior produtividade; flexibilização é exigência da globalização. Quais as vantagens que as empresas teriam contratando com autonomia de horários (horário flexível). O ambiente das organizações e o estereótipo ideal do homem atual das organizações frente esta nova realidade.

Elementos do processo de grupo, diferenças entre grupos formais e informais. Como as equipes se desenvolvem e a diferença entre grupos e equipes.

Principais características da Sociedade da Informação, discutindo se ela incentiva e facilita a questão das empresas permitirem o funcionário trabalhar em casa, e a Tecnologia da Informação, definição e opinião em relação a funcionários trabalhando em casa.


  1. DESENVOLVIMENTO

A flexibilização é mais vantajosa para aqueles que ocupam cargos de alta qualificação. “Esses profissionais têm mais autonomia na realização das tarefas e por isso se adéquam melhor ao horário flexível”.

  1. FUNCIONARIO COM AUTONOMIA DE HORARIO.

A produtividade é concerteza umas das principais vantagens em se contratar com autonomia de horário, tendo também em contrapartida a qualidade e excelência no serviço desempenhado, com um rendimento elevado e 100% do foco nos resultados da empresa, isso falando das vantagens para a empresa. Se relacionado com o contratado, ou seja, o funcionário, o mesmo teria liberdade para resolver problemas “pessoais”, do dia a dia, tendo consciência de que poderia gerenciar o banco de horas da melhor forma possível para que ambas as partes saiam ganhando.

Possibilita também a melhor qualidade de vida, tanto social, quanto pessoal, podendo ir a eventos que seriam dentro do seu horário de expediente, ate mesmo acompanhar a família a um medico por exemplo. Com isso o funcionário se sentiria mais motivado a atingir as metas a ele estabelecidas pela empresa.

2.2 ERA PÓS INDUSTRIAL, ERA DA INFORMAÇÃO OU SOCIEDADE DO CONHECIMENTO.

Na era em que vivemos hoje as pessoas são consideradas o principal ativo das organizações, não mais sendo tratadas como simples funcionários, mais sim como peças importantes dentro das organizações, cada um com suas responsabilidades dentro das suas funções e setores, tendo maior comprometimento com a empresa onde atuam.

2.2.1 Tendências atuais das organizações.

Em 2007 dizia-se que a flexibilidade do horário de trabalho era uma exigência do mundo globalizado e uma tendência no mercado, principalmente por multinacionais e empresas que mantêm relações com o exterior. Os negócios ganham com maior produtividade dos trabalhadores e a possibilidade de atender a diferentes fusos horários, os empregados focam nos resultados, com liberdade de administrar seu horário, com isso a empresa tem a oportunidade de ter profissionais de talento, “trabalhando satisfeitos, os profissionais permanecem e se desenvolvem dentro da empresa”.

Já em 2013 a idéia ainda não vingou, embora a cerca de 15 anos quando a comunicação digital começou a tomar conta da vida cotidiana, muitos acharam que vingaria. Embora as estatísticas mostrem que trabalhar em casa é uma solução em alta, ela não parece acompanhar o ritmo da evolução tecnológica. Como exemplo de que talvez isso possa demorar ainda mais para acontecer, a empresa YAHOO anunciou aos seus empregados que todos teriam de trabalhar na sede da empresa todos os dias, alegando que a celeridade e a qualidade muitas vezes são sacrificadas quando trabalhamos em casa.

Contudo, do ponto de vista da estratégia a estatística parece estar voltada nas empresas que dão liberdade de escolher o lugar para trabalhar aos funcionários, tendo em mente que faram um trabalho com mais qualidade.

                

  1. GRUPOS E EQUIPES.
  1. Elementos do processo de grupo.

Os elementos do processo de grupo são: papéis, normas, status e coesão, a seguir iremos defini-los.

  • PAPÉIS: cada membro do grupo tem funções e propósitos diferentes, porem é claramente definido e interdependente;
  • NORMAS: são as regras de comportamento institucionalizadas (aceitas e propagadas) pelo grupo;
  • STATUS: uma posição social definida ou atribuída pelas pessoas a um grupo ou a um membro de um grupo;
  • COESÃO: soma de forças que mantém o grupo unido e fortemente motivado para permanecer no grupo.
  1. Grupos formais e informais.

        Os grupos formais são aqueles que são formados dentro das organizações (empresas), para realização de tarefas especificas para o alcance das metas e da missão da empresa, tendo seu funcionamento descrito em quatro etapas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com