TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Da Leitura

Trabalho Universitário: Trabalhos Da Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO

CONTANDO HISTÓRIAS

Objetivos:

• Promover a interação entre alunos e familiares;

• Valorizar o trabalho individual;

• Contribuir para a construção da identidade individual e de grupo;

• Conhecer e respeitar a diversidade cultural;

• Desenvolver o hábito de ler e interpretar histórias infantis;

• Socializar ideias, criações a partir de histórias lidas;

• Proporcionar a leitura, interpretação e diálogo juntamente com a família;

• Reconhecer a importância da parceria da escola com a família no processo de aprendizagem;

• Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para que os alunos, nessa aula, possam vivenciar estratégias de contação de história buscando auxiliar o processo de leitura e de escrita, espera-se que tenham algumas habilidades básicas de leitura e de escrita, fator que não é obrigatório; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.

Estratégias e recursos da aula

Professor, nessa aula serão apresentadas três estratégias para se trabalhar com contação de história durante todo ano.

O ato de contar histórias para as crianças está presente em todas as culturas, letrada ou não letrada, desde os primórdios do homem. Toda criança gosta de ouvir histórias. Ela associa realidade à fantasia e geralmente se identifica com algum personagem.

Segundo o Referencial Curricular da Educação Infantil (1998, v.3, p. 143): “A leitura de histórias é um instrumento em que a criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas situadas em outros tempos e lugares que não o seu”.

Contar histórias é de grande relevância para a aprendizagem da criança. Na criação de histórias, o professor poderá abordar qualquer assunto e apresentar diferentes conteúdos pedagógicos, uma vez que criança terá possibilidades de assimilar o que é apresentado nas histórias através de seus personagens. De acordo com o Referencial Curricular da Educação Infantil (1998, v.1, p. 52): “Por mais que se tenha a intenção de trabalhar com atitudes e valores, nunca a instituição dará conta da totalidade do que há para ensinar. Isso significa dizer que parte do que as crianças aprendem não é ensinado de forma sistemática e consciente e será aprendida de forma incidental”.

1ª Atividade:

Professor, a relação entre ensino e aprendizagem se torna mais fortalecida quando há parceria entre a família e a escola. Em se tratando de leitura e de escrita, pesquisas confirmam que com os avanços tecnológicos presentes no cotidiano de nossas crianças, desde os primeiros anos de vida, está se tornando difícil despertar nelas o hábito da leitura, o prazer de ler e imaginar histórias.

No entanto, ainda que os fascínios produzidos pelo computador, videogame, TV, dentre outros, tenham papéis importantes no desenvolvimento cultural de um povo, enquanto educadores, não podemos permitir que os livros e a literatura fiquem para nossas crianças como algo chato, desestimulante e obrigatório. Trabalhar com a literatura na escola deve tornar-se, então, uma atividade prazerosa, interessante, criativa e muito atraente.

Nesse sentido, a primeira estratégia é trabalhar com a Leitura Compartilhada: uma parceira entre a família e escola, a qual proporciona aos alunos esse estreitamento entre leitura, escola e família.

O objetivo geral dessa atividade é desenvolver atitudes favoráveis à leitura e escrita, além de propiciar a interação da família com a escola no processo de ensino e de aprendizagem.

Essa estratégia poderá ter duração de um semestre, sendo uma apresentação por semana. Cada apresentação semanal terá duração de 60 minutos, aproximadamente.

Veja abaixo as orientações:

• Disponibilize na sala de aula uma cesta ou um espaço com diversos livros de literatura infantil.

• Faça uma ordem de apresentação dos alunos, por exemplo, você poderá seguir a lista dos nomes dos alunos em ordem alfabética, ou criar sua própria sequência de acordo com sua turma.

• Feita a ordem de apresentação, o primeiro aluno escolhe um livro e terá que levar para casa para fazer as seguintes atividades:

1. Ler o livro ou pedir para algum familiar ou responsável fazer a leitura.

2. Preparar juntamente com a família, de forma criativa, uma apresentação na escola (na sala de aula ou em outro espaço que a família quiser apresentar para turma, por exemplo: pátio, quadra, anfiteatro, dentre outros.).

Veja abaixo algumas imagens de um exemplo de como o aluno junto com a sua família se organizaram para apresentar a história à turma.

Fotos da atividade

A família preparou uma contação de história por meio de fantoches

Fonte: Acervo da autora

A família trouxe diversos objetos que se iniciavam com as letras do alfabeto

Fonte: Acervo da autora

A família contou a história do dinheiro e trouxe o jogo Banco Imobiliário para a turma jogar

Fonte: Acervo da autora

Professor, após esse momento você poderá preparar algumas atividades em sala de aula sobre a história, dentre elas: realização de desenhos, colagens, pinturas, criação de uma nova história com os mesmos personagens, criação de novos finais para a mesma história, atividades no laptop do projeto UCA, seleção de palavras da história

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com