TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE CITAÇÕES NO CORPO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS

Dissertações: TÉCNICAS DE CITAÇÕES NO CORPO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 4

TÉCNICAS DE CITAÇÕES NO CORPO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS

Finalidades:

Segundo a norma NBR 10520:2002, elaborada pelo Comitê Técnico 014 (Informação e Documentação) da Associação Brasileira de Normas Técnicas, citação numa produção textual é a "Menção de uma informação extraída de outra fonte", tais como (livros, periódicos, vídeos, sites e etc).

Exemplificar, esclarecer, confirmar ou documentar a interpretação de idéias contidas no texto. Corresponde a transcrever no trabalho um trecho, com a opinião de uma autoridade no assunto, retirado de uma referência bibliográfica, preferencialmente.

Norma: não exagerar; cada citação não deve exceder 200 palavras.

As citações na produção textual são feitas para apoiar uma hipótese, sustentar uma idéia ou ilustrar um raciocínio. Sua função é oferecer ao leitor o respaldo necessário para que ele possa comprovar a veracidade das informações fornecidas e possibilitar o seu aprofundamento.

Ressalva-se que a referência bibliográfica, isto é, os dados que identificam uma publicação citada, tais como autor, título, local, editora ou data, deve aparecer no final do trabalho sob o título de Referências Bibliográficas, pois desta maneira o leitor poderá identificar a obra e, assim, facilitar sua localização em catálogos, índices bibliográficos, bibliotecas, Internet, entre outros locais.

SISTEMA AUTOR-DATA

Neste sistema a indicação da fonte no texto é feita colocando-se o sobrenome do autor ou o nome da entidade responsável ou ainda a primeira palavra do título (quando a obra não possuir autoria), seguida da data de publicação. Ao final do trabalho relacionam-se as referências completas em ordem alfabéticasNas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.

CITAÇÃO TEXTUAL, LITERAL OU DIRETA

É importante que se esclareça que não se deve fazer citações textuais na Introdução e nas Considerações finais dos trabalhos acadêmicos. Trata-se da transcrição exata, reprodução fiel do texto original, inclusive conservando erros. Ex.

“O ezame (sic) feito constatou (...)”.

CITAÇÕES TEXTUAIS BREVES, DE ATÉ TRÊS LINHAS

Aparecerão ao longo do texto, com a indicação das palavras citadas entre aspas duplas seguidas do autor em maiúscula, data e página quando entre parênteses. Se o nome do autor não estiver entre parênteses, será escrito normal. Aspas ‘simples’ significa que o texto citado está inserido em outro texto.

Conforme Antonio Joaquim Severino, o método de estudos perfeito não existe (2002, p. 19).

Ou faz-se a citação sem mencionar o nome do autor e acrescenta-se ao final:

Parte-se do princípio de que o método de estudo perfeito não existe (SEVERINO, 2002, p. 456).

Citação de citação: emprega-se quando um autor é citado por outro. Por exemplo, Juracy Parente cita Allan Kotler em seu livro Varejo no Brasil. Se for usada essa mesma citação: (KOTLER, apud PARENTE, 2002, p. 68) ou. Segundo Allan Kotler, “o Brasil possui economia não planificada” (apud PARENTE, 2002, p. 68).

Neste caso, apud significa citado por, conforme, segundo.

Todas as obras citadas deverão constar em Referências Bibliográficas.

NA CITAÇÃO TEXTUAL COM MAIS DE TRÊS LINHAS

1º) deve-se destacar o trecho citado, colocando-o em parágrafo independente;

2º) o trecho SEM aspas;

3º)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com