TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um conjunto de números naturais e números educacionais

Projeto de pesquisa: Um conjunto de números naturais e números educacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.042 Palavras (9 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................3

ETAPA 1 – 1º RELATÓRIO PARCIAL....................................4

ETAPA 1 – 2º RELATÓRIO PARCIAL...................... 5

ETAPA 1 – 3º RELATÓRIO PARCIAL...........................................6

ETAPA 2 – 4º RELATÓRIO PARCIAL....................................................7

ETAPA 2 – 5º RELATÓRIO PARCIAL........................................7,8

AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO.................................................9

CONCLUSÃO.....................................................................................................10

REFERÊNCIAS........................................................................................... 11,12

Introdução:

Este Plano de aula abordara o tema Conjunto de Números Naturais e formação de Algarismos. Trazer à tona reflexões sobre atitudes comportamentais, saber como se compreende, e qual a importância em conhecer e saber a diferença uns dos outros.

Para saber como, onde e quando usá-los.

1. - PERFIL DA TURMA

PÚBLICO-ALVO QUE SERÁ APLICADA A AULA

Ano/Série/Ciclo: 4º Ano – 1º Ciclo - Ensino Fundamental

Descrição da Turma:

Período: Manhã

Número de Salas: 4

Número de Alunos Atendidos: 28

Duração das atividades: Duas aulas de 50 minutos

Faixa Etária: 9 anos de idade.

Contendo também alguns retidos.

Principais Características da turma:

A turma na qual será aplicada a aula se encontra na Escola Municipal Professora Claudomira ,que atualmente atende 28 crianças que de acordo com a faixa etária, de 04, a 13 anos Pois há alunos com retenções. Esta escola está localizada no bairro Promissão na cidade de Lagoa Santa. Próximo ao Centro .È uma escola que atende as três classes sociais. Pois sendo a cidade muito pequena os alunos, que freqüentam a são alunos misturados, sendo assim muitos tem acompanhamento de pais e muitos não os tem, pois pai e mãe precisam trabalhar. Assim sendo muitos não atingindo a meta ficam retidos.

Todos são alfabetizados, menos uns poucos pequenos casos de dislexia, mas estes são acompanhados diretamente pela psicopedagoga na sala recurso que a escola oferece.

Mas são bem carentes em se tratando de números. Por isso a Matéria que iremos reforçar e ensiná-los, nesta programação é a Matemática.

Recursos de ensino disponibilizados na sala de aula:

A sala de aula dispõe de materiais básicos necessários como, Ventiladores, mesas, carteiras, quadro, mural.

Possibilidade de organização dos alunos em grupos ou em duplas.

A aula teórica em sala de aula manterá a turma em um único grupo.

A escola escolhida disponibiliza aos alunos uma biblioteca com um acervo grande de livros de diversos temas que os alunos podem ler na própria escola ou levar para casa. Fica a disposição dos alunos uma sala de informática com trinta monitores que assessoram as aulas de informáticas, que são programadas de acordo com a necessidade da matéria exigida pela professora regente.

As atividades educacionais se restringem ao Colégio Prof. Claudomira por entendermos que a comunidade é de uma classe melhor, de infra-estruturar social de melhor qualidade de vida.

Pode-se observar que cerca de 80% das crianças possuem computador e tem acesso a internet ou em casa ou em casas chamadas Lan house, onde por um valor baixo podem acessar a internet. Já 100% dos alunos possuem aparelho de televisão, tendo total acesso a noticiários e entretenimento oferecido por canais de televisão aberto.

Em sala de aula a professora disponibiliza para os alunos jornais, noticiários,tablóides jornais informativos local, quadro de livros para leitura..

1.1 – TEMA: “Números Naturais e Algarismos

Trabalhar com este sistema no ensino fundamental é conscientizar o educando da importância dos números e diferenciá-los em suas classes, e objetividade, pois sabemos que dessa parte da matemática e inicia uma longa trajetória pois os algarismos juntos são infinitos.

Essa educação deverá estar baseada na prática de valores, e na construção de um jogo para memorização e fixação do exercício proposto.

Assim sendo haverá dentro e sala uma separação de duas turmas dentro de sala para executarmos o jogo. Mas a grande surpresa é que neste jogo não haverá perdedores pois todos entenderam a matéria e serão premiados, mas isso no final do jogo, pois eles entenderão que estão competindo mas na verdade eles estão é aprendendo uns com os outros. Nada melhor que a união em uma pequena brincadeira para se unirem em um só objetivo; o conhecimento.

1.2 JUSTIFICATIVAS:

.

Com esta percepção será organizado dados coletados por meio de recursos tais como: sínteses ou quadro resumo, gráficos, tabelas dentre outros.

Os resultados do estudo serão divulgados nos murais e jornalzinho da escola. Além disso, alunos e professores realizarão, com data marcada, uma reunião na escola, contando com a participação dos pais, a fim de realizarmos uma Olimpíada da Matemática, isso de forma bem sucinta, usando operações, conjuntos, algarismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com