TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um modelo de simulação sobre otimização do período de concessão dos regimes de parcerias público-privadas

Por:   •  5/5/2017  •  Artigo  •  4.028 Palavras (17 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 17

Um modelo de simulação sobre otimização do período de concessão dos regimes de parcerias público-privadas:

Abstrato:

Parcerias público-privadas (PPP) estão se tornando uma opção cada vez mais popular de entrega do projeto. Nos termos do acordo PPP com base em concessão, o parceiro privado é responsável pelo financiamento do regime, enquanto o seu investimento de capital serão recuperados através das receitas de operação ao longo do período de concessão. Portanto, o cálculo de um retorno de investimento adequado ao longo do período de concessão torna-se um aspecto muito importante que influencia o sucesso do projeto PPP modo, nomeadamente, a concessionária pode ser tentado a aumentar o seu preço / tarifa deve a queda de receita aquém do seu esperado. No entanto, devido às dificuldades em estimar as incertezas de longo prazo e os perfis mais amplo de risco na fase de concurso, o governo vai realizar o valor presente líquido tradicional e período de retorno análises para determinar o período de concessão. Neste trabalho, um modelo de simulação que visa auxiliar o parceiro público para determinar um período de concessão ideal é proposto. Um exemplo hipotético é trabalhado por meio de ilustrar o conceito do modelo de simulação. O resultado mostra que os riscos e incertezas, tais como uma mudança na taxa de inflação, o fluxo de tráfego e custo de operação, poderia influenciar a decisão sobre o período de concessão. Com a ajuda do modelo de simulação, o impacto do risco pode ser tida em conta aquando do estabelecimento de um período de concessão ideal.

Introdução:

Há uma tendência crescente para os governos e outros clientes na indústria da construção para colocar os grandes projetos para o sector privado [1]. De acordo com Miller e Evje [2], mecanismos de entrega puramente públicas e puramente privadas não são confiáveis, instável e avessos à inovação. A disparidade entre as necessidades desesperadas para instalações / serviços sociais e do gasto público restrito deu origem a uma crescente utilização de parceria público-privada (PPP) [3]. A abordagem PPP tem sido aplicado à infraestrutura [4-6], estádios desportivos [7,8], hospital [9], a prisão [10] e manutenção [4,11,12] projetos. Muitos estudos têm afirmado que economia de custos significativa pode ser alcançada através de um mecanismo deste tipo, [9,12-14].

De acordo com Zhang e Kumaraswamy [15], a opção mais popular PPP é o tipo baseada concessão tais como build-próprio-operação-transferência em que o parceiro privado (concessionária) compromete-se a financiar, conceber, construir, operar e manter as instalações durante um período de concessão que é geralmente determinada por sua contraparte pública no início. Em troca, a concessionária irá recuperar seus investimentos de capital através da receita de operação ao longo do período de concessão. O estabelecimento de um período de concessão adequada é importante para o sucesso de um projeto de PPP. Protegido por um "fluxo de receita" mínimo garantido, a concessionária tem o direito de aumentar o número de vítimas / tarifa, no caso seu lucro real está aquém do retorno antecipado. Projetos com um prazo de concessão mais curto pode, portanto, resultar em um regime de portagem / tarifa mais elevada, e isso obviamente não é desejável do ponto de vista dos usuários.

Do ponto de vista do governo, concedendo um prazo de concessão excessivamente longo pode significar uma perda de interesse público, especialmente quando a instalação se atingir o pico da sua vida económica no final do período de concessão. Portanto, é necessário que o governo para identificar um período de concessão óptimo para que seja longo o suficiente para justificar um retorno financeiro atraente para a concessionária, mas ainda assim o suficiente para a instalação a ser entregue ao governo para a operação subsequente. Embora as técnicas comuns de gestão financeira pode ajudar a projetar o período de retorno (PBP) do regime, os riscos associados aos potenciais rendimentos e despesas devem ser devidamente considerados para refletir as possíveis mudanças nas condições de mercado e ambiente externo. Atalho para o processo de decisão, os decisores podem contar com o PBP e testes de valor para o dinheiro para determinar o período de concessão para um projeto de PPP.

Com a capacidade de prever as consequências em circunstâncias diferentes, a simulação pode ser conduzida para desvendar os efeitos dos riscos sobre o período de concessão. Com base na taxa de retorno esperada, os decisores podem estabelecer a distribuição período de concessão correspondente com base nos custos simulados e receitas do projeto. O objetivo deste artigo é explorar o potencial da aplicação das técnicas de simulação para deduzir o período de concessão ideal que deve ajudar a equilibrar os interesses tanto do governo e dos investidores. O artigo começa descrevendo as características do modelo de simulação. Um exemplo hipotético é então aplicado ao modelo para ilustrar o seu funcionamento e desempenho. Os resultados indicam que o modelo de simulação pode resultar num período de concessão óptima que é de outro modo difícil de ser aproximada por simples referência à PBP do projeto.

Prática na determinação do período de concessão:

Como todos os outros programas de investimento, um projeto de PPP devem ser viáveis ​​financeira e um esquema seria considerado atraente para a concessionária somente se alcança uma taxa de retorno razoável. Por conseguinte, algumas técnicas de avaliação financeira, como a análise de custo-benefício [16], o valor presente líquido (VPL), foram iniciadas NPV em risco [17], comparador do sector público [18,19] e assim por diante. Usando métodos convencionais VPL o PBP é calculado descontando o fluxo de caixa líquido do investimento e um investimento é pago de volta quando o VPL é igual a zero. Na ausência de qualquer incerteza na estimativa de fluxo de caixa, o PBP é um período de concessão ideal para o sistema, tal como o concessionário vai ganhar um retorno financeiro desejável. Portanto, o governo estaria inclinado a contar com o PBP para determinar o período de concessão dos projetos de PPP [20].

No entanto, a estimativa de fluxo de caixa é ofuscada por riscos e incertezas tais como flutuações nas taxas de juros, inflação, custos e receitas. Estas questões poderiam ter efeitos profundos sobre a previsão PBP [21]. Uma estimativa demasiado optimista poderia significar a taxa de retorno esperada pela concessionária pode nunca ser realizado durante o período de concessão acordado. Merna e Smith [22] defendeu que mutuamente devem existir procedimentos aceitáveis, em que as condições no contrato pode ser renegociado de tempos em tempos. Permitindo que o período de concessão a ser ajustado de acordo com o ambiente externo em mudança é no entanto prática incomum, já que não seria apenas transferir a maior parte do risco financeiro para o governo, mas também poderia dissuadir a concessionária de identificação de medidas de redução de custos. renegociação excessiva também pode ter custos elevados para ambos os lados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com