TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade III - Coesão E Coerência Textuais

Dissertações: Unidade III - Coesão E Coerência Textuais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  1.953 Visualizações

Página 1 de 3

Unidade III - Coesão e Coerência Textuais

Pergunta 1

1. Leia o texto e escolha a alternativa correta. “A maioria dos adolescentes que estão em plena fase de descoberta do amor não levam a informação a sério, mas a cárie é sim uma doença contagiosa. De acordo com os dentistas, o beijo na boca é uma prática totalmente saudável.” O texto viola a metarregra de:

a. relação.

b. O texto não viola nenhuma metarregra.

c. nãocontradição. X

d. repetição.

e. progressão.

1. Resposta Correta: C

0,1 pontos

Pergunta 2

1. A banana é uma coisa muito parecida com uma salsicha só que da salsicha se come a casca, mas a mamãe não deixa a gente fazer o mesmo com a casca da banana. As salsichas a gente come elas deitadas, mas as bananas se come é em pé. As salsichas o professor diz que dependem do engenho humano e as bananas nascem nos cachos, mas ninguém conhece a máquina de colocar elas lá dentro das cascas. As bananas pertencem ao reino vegetal, agora,as salsichas nunca se sabe de onde é que vêm. Tem muita gente que não gosta de salsicha, mas não tem pessoa nenhuma que não aprecie banana, exceto a que escorrega na casca de uma. Texto de Millôr Fernandes, extraído de http://www2.uol.com.br/millor/conpozis/016.htm, em 15/07/2009. O texto acima parece não seguir os mecanismos de coesão. No entanto, foi escrito por Mîllor Fernandes, grande escritor brasileiro, conhecido por seus textos de humor e sátira. Nesse texto, ele recorre à estratégia de repetição de palavras porque:

a. quer produzir um texto totalmente sem sentido.

b. quer dificultar a leitura, usando essa estratégia, por ser o texto de conteúdo humorístico e dirigido às classes populares e às crianças.

c. quer convencer os leitores a comer bananas e salsichas.

d. quer que as pessoas gravem bem a diferença entre a banana e a salsicha.

e. quer criar um efeito de sentido, que é a reprodução do discurso infantil, geralmente caracterizado pelo escasso repertório lexical

2. Resposta Correta: E.

0,1 pontos

Pergunta 3

1. Podem acusar-me: estou com a consciência tranquila.Os dois-pontos (:) do período anterior poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção:

a. portanto.

b. e.

c. embora.

d. pois.

e. como.

3.Resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com