TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Moral E Valores

Dissertações: Ética Moral E Valores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 2

Ética, Moral e Valores.

Segundo Monteiro e Almeida Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Esta ciência é prática e normativa, ela estuda o comportamento dos homens, que convivem socialmente com normas estabelecidas pelo grupo que permitem que suas ações sejam norteadas

A ética kantiana está centrada na noção de dever. Parte das idéias da vontade e do dever, conclui então pela liberdade do homem, cujo conceito não pode ser definido cientificamente, mas que tem de ser postulado sempre, sob pena de o homem se rebaixar a um simples ser da natureza. Kant também reflete, é claro, sobre a felicidade e sobre a virtude, mas sempre em função do conceito de dever.

A ética da libertação de Henrique Dussel nasce com intento: de promover o pensamento entre o eu e o outro a partir da realidade da América Latina, sua proposta ética tem como base o outro, o excluído, no pobre que clama por justiça.

Moral é o conjunto de regras normas de ações, destinada a regular as relações dos indivíduos em uma comunidade. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

O Valor tanto pode ser para uma pessoa ou objeto, cada coisa que ganhamos ou é fabricado por nós ou para nós tem para um valor, seja ele emocional, valor comercial, valor afetivo. Existem também os valores que são características morais que todas as pessoas possuem, tais como a humildade, a piedade e o respeito.

REFERÊNCIAS

HERRERO, F. Javier, A ética de Kant. SRF Vol. 28, No 90 (2001): Síntese

ALVES, Claudenir Módolo, Ética da Libertação: A vitima da perspectiva Dusseliana, Dissertação de Mestrado em Filosofia.São Paulo.PUCSP, 2005

Monteiro e Almeida (2006, p.10-14).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com